SÃO JOÃO

São João: arraial anima passageiros de ônibus no Grande Recife

Os passageiros da linha TI Abreu e Lima-TI Pelópidas viajaram ao som de forró em um ônibus inteiramente decorado

Editoria de Cidades
Cadastrado por
Editoria de Cidades
Publicado em 16/06/2017 às 17:00
Foto: Sérgio Bernardo/ JC Imagem
Os passageiros da linha TI Abreu e Lima-TI Pelópidas viajaram ao som de forró em um ônibus inteiramente decorado - FOTO: Foto: Sérgio Bernardo/ JC Imagem
Leitura:

Forró arrasta-pé, bandeirinhas coloridas, comidas típicas e muita animação são elementos essenciais para uma boa festa de São João. Já pensou se tudo isso pudesse estar reunido dentro de um ônibus? Os usuários do Terminal Jardim Paulista Alto, em Paulista, Grande Recife, puderam se divertir com o ambiente junino durante toda esta semana, quando um ônibus da linha TI Abreu e Lima-TI Pelópidas fez do local seu ponto de partida, combinando com o arraial montado na área onde ficam motoristas e cobradores.

A ideia de decorar o ônibus partiu do cobrador da linha, Romário da Silva Melo, 28 anos, ao observar que as idas e vindas dos passageiros poderiam ser mais coloridas. Ele está há oito meses exercendo a profissão e há quatro na linha. “Andar de ônibus tem aquele cansaço, a pessoa fica estressada. Quis dar uma animada aqui, deixar as pessoas mais felizes. A viagem fica bem melhor com festa”, relatou. Além das bandeirolas, fogueiras artesanais e bonecos de São João, ele faz questão de preencher o ambiente com forró, saído de uma caixa de som portátil.

“Eu acho o máximo essa decoração. Ajuda a gente a interagir, porque comentamos sobre as festas juninas”, disse a passageira Juliana Pereira, 40. “Eu adoro São João, é uma época muito animada. E essa decoração deixa a coisa ainda mais característica para festa. Não vejo nenhum ônibus por aqui que seja enfeitado desse jeito”, observou Rose Santos, 53, moradora de Jardim Alto, que subiu no ônibus dançando forró.

Romário não organizou tudo sozinho. O cobrador teve a ajuda de Juraci Oliveira, conhecida na comunidade como Mamusca. Há 15 anos (12 somente no Terminal de Jardim Paulista Alto) ela promove o São João nos coletivos e doou alguns itens da sua coleção. “Me sinto muito feliz e realizada por levar o São João para as pessoas nos ônibus.” Mamusca organiza também uma festa no Terminal Jardim Paulista Alto, próximo de onde mora.

A viagem não fica festiva apenas para os passageiros. Cobrador e motorista da linha contam que o trabalho cansativo dentro dos coletivos também se torna mais relaxado e até passa mais rápido com o forró. “O trabalho fica menos desgastante quando vemos as pessoas animadas com a música e os adereços. Estou há três anos nessa profissão e nunca tinha dirigido um ônibus assim”, contou o motorista Marco Antônio dos Santos, 49.

BALANÇO

Durante toda a semana, o ônibus junino fez 14 viagens diárias, levando 500 passageiros. A partir de segunda, o ônibus volta ao seu itinerário normal (indo para o Terminal de Abreu e Lima), fazendo 29 viagens por dia para transportar 650 passageiros.

Últimas notícias