Geral

Olinda realiza vacinação de cães e gatos contra raiva

Mutirão será realizado nas comunidades de Azeitona, Jardim Brasil V e Sapucaia

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 16/06/2017 às 17:27
Pixabay
Mutirão será realizado nas comunidades de Azeitona, Jardim Brasil V e Sapucaia - FOTO: Pixabay
Leitura:

O Centro de Vigilância Ambiental de Olinda realiza neste sábado (17.06) um mutirão porta a porta nas comunidades de Azeitona, Jardim Brasil V e Sapucaia, como parte da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica Canina e Felina. A concentração das equipes será a partir das 8h, na Unidade de Saúde da Família de Sapucaia I.

As equipes de vigilância ambiental percorrerão as residências para imunizar os cães e gatos que ainda não foram vacinados. A Secretaria de Saúde da cidade solicita a população que receba os agentes de endemias para facilitar o trabalho. 

Controle

Com o mote Quem cuida vacina!, a campanha tem o objetivo de controlar a circulação do vírus da raiva canina e felina, prevenindo a raiva humana. O último caso da doença em humanos, transmitido por cão, em Pernambuco, foi no ano de 2006. Já nos animais, foram registrados quatro casos no ano passado (um em Paudalho, dois em Araripina e um em Bodocó) - todos em caninos.

A raiva é uma doença viral e infecciosa, transmitida por mamíferos. No Estado, o objetivo é imunizar, pelo menos, 80% da população canina e felina. A transmissão da raiva se dá pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura, arranhadura e lambedura de mucosas. O vírus penetra no organismo, multiplica-se e atinge o sistema nervoso periférico e, posteriormente, o sistema nervoso central. 

 

Últimas notícias