O Centro de Vigilância Ambiental de Olinda realiza neste sábado (17.06) um mutirão porta a porta nas comunidades de Azeitona, Jardim Brasil V e Sapucaia, como parte da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica Canina e Felina. A concentração das equipes será a partir das 8h, na Unidade de Saúde da Família de Sapucaia I.
Leia Também
- Agendamento para castração de cães e gatos começa nesta quinta
- Pernambuco vacina cães e gatos contra raiva
- Esporotricose: doença que afeta gatos torna-se comum em humanos
- Esporotricose: aumento de casos de micose faz HC criar ambulatório
- PE começa a notificar casos da esporotricose, micose causada por fungo
As equipes de vigilância ambiental percorrerão as residências para imunizar os cães e gatos que ainda não foram vacinados. A Secretaria de Saúde da cidade solicita a população que receba os agentes de endemias para facilitar o trabalho.
Controle
Com o mote Quem cuida vacina!, a campanha tem o objetivo de controlar a circulação do vírus da raiva canina e felina, prevenindo a raiva humana. O último caso da doença em humanos, transmitido por cão, em Pernambuco, foi no ano de 2006. Já nos animais, foram registrados quatro casos no ano passado (um em Paudalho, dois em Araripina e um em Bodocó) - todos em caninos.
A raiva é uma doença viral e infecciosa, transmitida por mamíferos. No Estado, o objetivo é imunizar, pelo menos, 80% da população canina e felina. A transmissão da raiva se dá pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura, arranhadura e lambedura de mucosas. O vírus penetra no organismo, multiplica-se e atinge o sistema nervoso periférico e, posteriormente, o sistema nervoso central.