Compesa

Compesa inicia obra em Boa Viagem nesta segunda-feira

O serviço será executado no trecho de Boa Viagem conhecido como Setúbal, para modernizar sistema de distribuição de água

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 18/06/2017 às 10:07
Foto: Divulgação
O serviço será executado no trecho de Boa Viagem conhecido como Setúbal, para modernizar sistema de distribuição de água - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Nesta segunda-feira (19), a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) inicia as ações de setorização para modernizar e aumentar o controle operacional do sistema de distribuição de água no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. O trabalho será realizado no trecho conhecido como Setúbal.

As obras em Boa Viagem começarão pela Rua Cosmorama, onde serão instalados 650 metros de tubulações de 150 milímetros de diâmetro até o dia 30 de junho. Como a rua é bastante movimentada - é uma das vias de acesso entre as cidades do Recife e de Jaboatão dos Guararapes - a companhia optou por executar os serviços no período noturno, no horário das 20h às 6h.

Por causa da obra, a Cosmorama será parcialmente interditada (uma faixa) durante o período de execução das escavações e da colocação da tubulação. Todos os dias, ao finalizar o serviço, as equipes farão o recolhimento das sinalizações, deixando a rua totalmente liberada para o trânsito.

Os trabalhos na Rua Cosmorama acontecerão em trechos de 65 metros, por dia, e contará com a utilização de equipamentos como retroescavadeiras para fazer as escavações. Para evitar muitos ruídos à noite para moradores do bairro de Boa Viagem, a companhia determinou que o trabalho de corte do asfalto, com serra motorizada, será feito apenas durante o dia, de tal forma que não deverá interferir no trânsito.

CRONOGRAMA

As próximas intervenções programadas para o local são a construção de uma caixa em concreto armado, na Rua Vinte de Janeiro; a implantação 865 metros de rede de distribuição de água, na Rua Camboim; e a instalação de um macromedidor no cruzamento da Rua Baltazar Passos com a Avenida Marechal Juarez Távora. As intervenções em Boa Viagem integram o Lote 1 das Obras de Setorização da Cidade do Recife, que tiveram início no fim de maio de 2017.

A setorização é realizada por meio da instalação de dispositivos de medição de vazão e pressão na rede de distribuição de água, possibilitando a redução das perdas no sistema e da frequência de vazamentos. Só no Lote 1, estão sendo investidos R$ 4,7 milhões, recursos do FGTS/ Caixa Econômica, para beneficiar mais de 112 mil pessoas no Bairro do Recife, Boa Vista, Santo Amaro, Ilha do Leite, Coelhos e Boa Vigem (Setúbal).

Últimas notícias