CAUSA ANIMAL

Ativistas fazem protesto em frente ao Hospital Veterinário nesta terça

Grupos denunciam falta de atendimento e estrutura precária

Editoria de Cidades
Cadastrado por
Editoria de Cidades
Publicado em 20/06/2017 às 9:28
Foto: Guga Matos/ JC Imagem
Grupos denunciam falta de atendimento e estrutura precária - FOTO: Foto: Guga Matos/ JC Imagem
Leitura:

Um protesto para pedir melhorias no atendimento e na marcação de consultas no Hospital Veterinário do Recife será realizado nesta terça (20), às 15h, em frente à unidade de saúde. Vários grupos defensores da causa animal, simpatizantes e pessoas que não tiveram seus animais atendidos prometem estar presentes. As reclamações vêm após casos de negligência nos atendimentos serem gravados por pessoas que tentavam entrar no hospital com seus bichos de estimação. Um vídeo de uma criança chorando após a morte da sua cadela também foi compartilhado na web.

"O protesto se dá pela falta de condições e pela demora da entrega", explica o representante da Associação de Apicultores e Meliponicultores de Pernambuco, que faz parte do Conselho Estadual do Meio Ambiente, Alexandre Moura, que apoia o protesto. Alexandre explica que os ativistas não entendem a estrutura da unidade de saúde como um hospital, isso porque não há atendimento 24h (o horário é das 8h às 12h e as 14h às 18h) nem sistema de internação. "A população se deparou com uma estrutura ineficiente. Não é uma situação fácil, precisa ser encarada como uma questão de política pública", defendeu.

Leila Carla Duarte, representante do grupo Adote com a raça do amor, um dos grupos que vão estar presentes no protesto, denuncia principalmente o horário de funcionamento da unidade, que não atende nos fins de semana. "Não é um hospital público. Eu nunca vi um hospital funcionar em horário comercial. Sábados e domingos não tem emergência e são os dias que os donos de animais mais precisam ter esse atendimento, as clínicas particulares 24h são um absurdo de caras, não temos condições", reclama.

Ministério Público

Nessa segunda (19), dois representantes da causa animal foram ao Ministério Público entrar com uma ação contra o Hospital Veterinário. Eles foram recebidos pelo promotor Ricardo Coelho, que aceitou a denúncia. "Pretendemos apresentar hoje os documentos da denúncia", disse Leila.

Últimas notícias