METEOROLOGIA

Veja a previsão do tempo para esta quarta-feira

Pode chover no Grande Recife, Zona da Mata, Agreste e Fernando de Noronha

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 21/06/2017 às 7:31
Foto: Mariana Barros/TV Jornal
Pode chover no Grande Recife, Zona da Mata, Agreste e Fernando de Noronha - FOTO: Foto: Mariana Barros/TV Jornal
Leitura:

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para esta quarta-feira (21), primeiro dia do inverno, é de dia nublado a parcialmente nublado com chuva esparsa no Grande Recife e Zona da Mata.

Para o Agreste e Fernando de Noronha, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuva fraca. No Sertão, o dia deve variar de nublado a parcialmente nublado, sem chuva.

No Grande Recife e Zona da Mata, a temperatura varia entre 22ºC e 29ºC. Em Fernando de Noronha, a mínima é de 23ºC e a máxima é 31ºC. No Agreste e Sertão, os termômetros marcam entre 19ºC e 28ºC e 17ºC e 31ºC, respectivamente.

Prognóstico de inverno

O inverno no Hemisfério Sul começou nesta quarta-feira (21) à 1h24. A estação, que segue até 22 de setembro às 17h02, é marcada por um período menos chuvoso nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e na maior parte do Norte do país. De acordo com o Inmet, neste ano, as chances de ocorrência do fenômeno El Niño diminuíram no último mês. Mesmo que haja confirmação do fenômeno, ele será de baixa intensidade.

No outono, as chuvas ocorreram com maior intensidade no leste da Região Nordeste, principalmente em Pernambuco, Alagoas, Sergipe e parte da Bahia. Segundo o Inmet, acumulados de chuva muito acima da média são comuns nessa área. O mesmo ocorreu nos anos de 1966, 1975, 1985 e 2009. O órgão chama atenção para o fato de que a estação chuvosa na região segue até agosto, favorecendo a ocorrência de chuvas que podem ultrapassar o volume de 100 milímetros em um único dia.

A previsão do instituto indica, no entanto, que haverá predomínio de áreas com maior probabilidade de chuvas dentro da faixa normal ou levemente abaixo do esperado para a estação. “As temperaturas estarão mais amenas ao longo da costa. No interior da região, começa o período seco, com temperaturas altas e baixos índices de umidade relativa”, diz o Prognóstico de Inverno.

Últimas notícias