risco

Condenado pela Defesa Civil, Edifício Agave desaba em Olinda

O prédio já estava condenado há cerca de 10 anos. Não havia ninguém no local durante o desabamento

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 28/08/2017 às 8:30
Foto: Felipe Ribeiro/ JC Imagem
O prédio já estava condenado há cerca de 10 anos. Não havia ninguém no local durante o desabamento - FOTO: Foto: Felipe Ribeiro/ JC Imagem
Leitura:

A última parte do Edifício Agave, em Jardim Fragoso, Olinda, no Grande Recife, desabou nesta segunda-feira (28). Um primeiro pedaço da estrutura veio abaixo no último dia 10.

Segundo o diretor de engenharia da Defesa Civil de Olinda, Anderson Borba, o restante do edifício entrou em colapso por volta das 2h30 da madrugada. "No laudo, havíamos colocado que o risco de desabamento era iminente e também oferecia perigo aos edifícios vizinhos, como comprovado agora". Segundo ele, não havia nenhum morador no local durante esse segundo desabamento.

"Os outros prédios do conjunto estão interditados e também devem ser demolidos o mais rápido possível. O que está faltando é a parte burócrática. Este prédio tem dono, tem seguradora, então a gente não pode só chegar e derrubar", complementa Borba.

O Edifício Agave, localizado na Rua Antônio Martiniano de Barros, já estava condenado há cerca de 10 anos. A construção, do tipo "caixão", não tinha pilares de sustentação. Não havia ninguém no prédio no momento do desabamento.

Desabamento parcial

A primeira parte da estrutura caiu no início deste mês. Segundo a Defesa Civil de Olinda, o acúmulo de água na fundação do prédio fez com que o solo e a fundação cedesse, fazendo com que o prédio entrasse em colapso.

Risco de desabamento

Ainda segundo Anderson Borba, a Defesa Civil monitora mais de 60 prédios condenados no município.

Últimas notícias