Ciclomobilidade

Recife começa a respirar a bicicleta com o Bicicultura 2017

A segunda edição oficial do evento começou nesta quinta-feira (7/8) e segue até o próximo domingo

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 07/09/2017 às 15:13
Foto: Roberta Soares
A segunda edição oficial do evento começou nesta quinta-feira (7/8) e segue até o próximo domingo - FOTO: Foto: Roberta Soares
Leitura:

O Recife começou a respirar a bicicleta nesta quinta-feira (7/9), com o início do Bicicultura 2017, a segunda edição do maior encontro de mobilidade por bicicleta e cicloativismo do País. O tema deste ano é “A Revolução das Bicicletas”, numa referência aos 200 anos da invenção desse veículo, por Karl von Drais, e da Revolução Pernambucana de 1817. A edição 2016 aconteceu em São Paulo, teve representação de 18 Estados brasileiros e atraiu mais de dez mil pessoas. Na edição recifense, serão 19 representações.

Leia mais sobre o Bicicultura no Blog De Olho no Trânsito

O Bicicultura 2017 é um evento cultural, mas o objetivo dos organizadores é trazer o foco para a importância da ciclomobilidade no País, discutindo a inserção da bike como modal de transporte e também de lazer nas cidades. Dos dias 7 a 10, diferentes lugares do Recife, como o Shopping Paço Alfândega, o Paço do Frevo, o Teatro Apolo e o Parque Santana (Zona Norte), entre outros, estarão ocupados com uma programação diversa e intensa, promovendo a bicicleta em todas os segmentos sociais, inclusive político e econômico.

A programação segue até domingo e pode ser acessada no www.bicicultura.org.br.

A programação tem representantes de todas as regiões do País e conta com rodas de conversa com especialistas, oficinas, apresentações culturais, mostra de filmes, passeios ciclísticos, jogos, competições, além de uma programação exclusiva para crianças – o Biciculturinha. Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade.

Abertura

Na manhã desta quinta-feira a programação incluiu as oficinas “A revolução vai pra rua – Escola de Ativismo” e “Gestoras públicas de programas cicloviários: desafios e avanços”, realizadas no Bairro do Recife. No Paço Alfândega, tece o Sarau no Pedal e contação de histórias sobre a bicicleta, além da Escolinha do Itaú.

A abertura oficial do Bicicultura 2017 aconteceu às 13h30, no Teatro Apolo, e, na sequência, a palestra “Momento de Opressão”, voltada para a discussão das desigualdades na mobilidade, com Carmen Tornquist e Leo Liberato. A programação segue até domingo e pode ser acessada no www.bicicultura.org.br.

Últimas notícias