Fauna

Alunos acompanham soltura de animais silvestres no Agreste

Nova ação de soltura da CPRH foi realizada nesta quinta-feira (21), em Agrestina. Foram devolvidos à natureza 75 animais

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 21/09/2017 às 17:02
Foto: Adriano Monteiro/Prefeitura de Agrestina
Nova ação de soltura da CPRH foi realizada nesta quinta-feira (21), em Agrestina. Foram devolvidos à natureza 75 animais - FOTO: Foto: Adriano Monteiro/Prefeitura de Agrestina
Leitura:

Setenta e cinco animais silvestres reabilitados pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), retornaram ao seu habitat natural, nesta quinta-feira (21). A ação ocorreu no município de Agrestina, no Agreste do Estado, e fez parte das atividades da Semana da Fauna. Professores e alunos da rede municipal acompanharam toda a ação, que foi realizada em parceria com a prefeitura local e sensibilizou sobre a importância da preservação das espécies e do meio ambiente.


Junto com a ação, ocorrida em área da unidade de conservação Serro Azul – uma Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) –, foi lançada na cidade uma campanha de entrega voluntária de animais silvestres. Ao todo, foram devolvidos à natureza 55 aves típicas do Agreste (galos de campina, papa-capim, sanhaçu, caboclinhos, sabiás e azulões), 18 jabutis e duas jiboias.

Nova soltura está agendada para o sábado (23), desta vez em Aldeia, no município de Camaragibe, na Região Metropolitana, com espécies da Mata Atlântica. Todos os animais passaram por reabilitação no Cetas.

SEMANA DA FAUNA

A Semana da Fauna é uma iniciativa da CPRH e Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), em parceria com órgãos públicos e privados. Ocorre pelo terceiro ano consecutivo, sempre alertando para a necessidade de mais atenção à preservação das espécies e às ações de combate ao tráfico de animais, um problema crescente em todo o mundo. Muitos dos animais soltos (a maioria aves) foram vítimas do tráfico.

Para esta sexta-feira (22), a programação terá o lançamento da campanha de entrega voluntária (já iniciada em Agrestina e Gravatá) em Caruaru. As entregas poderão ser feitas das 9h às 16h, na Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural do município, que fica na Rua Rafael Cavalcanti, s/n, no bairro de Pinheirópolis.

Últimas notícias