Patrimônio

Parque do Carmo é recuperado no Sítio Histórico de Olinda

A obra no Parque do Carmo, realizada pela prefeitura, está prevista para terminar em outubro de 2017

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 11/10/2017 às 8:08
Foto: Luiz Pessoa/JC Imagem
A obra no Parque do Carmo, realizada pela prefeitura, está prevista para terminar em outubro de 2017 - FOTO: Foto: Luiz Pessoa/JC Imagem
Leitura:

Depois de queixas e reclamações de moradores, o Parque do Carmo, inaugurado em julho de 2006 na entrada do Sítio Histórico de Olinda, está sendo recuperado pela prefeitura. A obra teve início no fim de setembro de 2017 e deve terminar ainda em outubro de 2017, de acordo com o secretário-executivo de Patrimônio do município, Fred Nóbrega.

“Enviei vários e-mails para a prefeitura, reclamando da situação precária do parque e cobrando os serviços de melhoria”, afirma Maria do Carmo Pinheiro, moradora do Sítio Histórico. “Duas semanas atrás eu trouxe minha neta para o parque e ela foi toda mordida por formigas em um dos brinquedos. Estou gostando de ver a obra acontecendo”, declara.

A intervenção no Parque do Carmo começou pelo Sítio de Seu Reis, com capinação, limpeza do adro e recuperação das duas bicas, que voltaram a funcionar e serão abastecidas por água de um poço existente na área. As três pontes sobre os lagos também passam por reformas e duas delas estarão liberadas para o público a partir de amanhã, no Dia das Crianças.

Um dos pontilhões, mais deteriorado que os outros, continuará interditado por cerca dez dias para substituição do trilho metálico de sustentação e trechos da madeira. “No Dia das Crianças, teremos uma atividade com a garotada para devolução de peixes ao lago, fizemos parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco e vamos receber tilápias e tambaquis”, diz Fred Nóbrega.

Ontem, reeducandos do regime semiaberto que atuam no Projeto de Zeladoria do Sítio Histórico, trabalhavam na remoção de areia do fundo do lago, capinação, pintura do coreto, pintura e recuperação de brinquedos. A obra prevê reforma dos banheiros e um campo de futebol para crianças.

O campo ocupará um terreno do município ao lado do Sítio de Seu Reis, mas fora dos limites do Parque do Carmo. Iluminação, bancos de madeira e trechos das calçadas também foram recuperados. “Pretendemos concluir a obra até quinta-feira (12 de outubro), ficarão pendentes a reforma de uma das pontes do sítio e gradis do coreto, que serão refeitos numa fundição.”

MAQUIAGEM

Com 4,1 hectares, o parque é formado pela colina da Igreja do Carmo, Praça da Abolição (Praça da Preguiça) e Sítio de Seu Reis. Está delimitado pela Avenida Liberdade, Praça do Carmo, Avenida Sigismundo Gonçalves e Rua 10 de Novembro. Fred Nóbrega informa que a manutenção diária será feita por quatro reeducandos.

Para Genilson Rodrigues, morador de Olinda, a obra deixa a desejar. “É uma maquiagem, estão pintando e limpando, mas os problemas graves permanecem. “O Parque do Carmo é um ponto de usuários de drogas e de prostituição, sem segurança e com câmeras de monitoramento desligadas”, destaca.

Ele chama a atenção para a Praça do Carmo, que está com o chafariz desativado e os bancos servem de moradia para pedintes. “Todo domingo tem arrastão na Praça do Carmo, o turista fica à mercê dos bandidos”, diz Genilson Rodrigues.

“As pessoas jogam lixo no parque, é um absurdo. É tão mais agradável um lugar com higiene”, observa Isa Maria de Souza, do bairro de Passarinho. Moradores pedem a colocação de 30 lixeiras de mais de 30 litros na área do Parque do Carmo.

Últimas notícias