Infraestrutura

Segunda Perimetral, em Olinda, volta a ser trafegável

Trecho de 500 metros está com os trabalhos de pavimentação, drenagem, iluminação e construção de calçadas quase concluídos. Restante do corredor, entretanto, ainda é um desafio

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 21/06/2017 às 8:00
Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
FOTO: Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Leitura:

A mudança é pontual e ainda não foi concluída, mas lentamente a Avenida Senador Nilo Coelho, mais conhecida como Segunda Perimetral – um dos corredores viários mais degradados do município de Olinda, na Região Metropolitana do Recife –, volta a ser uma via trafegável. Quatro meses após a interdição de um trecho de aproximadamente 500 metros, a avenida começou a ganhar ares de urbanidade. Pelo menos no trecho interditado, próximo ao Aterro Sanitário de Aguazinha. O restante do corredor, que tem quatro quilômetros e é uma das principais ligações do município com a Zona Norte do Recife, ainda é um desafio de difícil solução para qualquer gestor.

A gente não se comprometeu a resolver os problemas da Perimetral, um corredor que integra o sistema estrutural de transporte. Seria até ousadia da nossa parte. O que assumimos foi solucionar um problema pontualmente", Evandro Avelar

Na prática, a Prefeitura de Olinda assumiu o trabalho que o governo do Estado, via Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE), deveria fazer, já que a Segunda Perimetral é uma rodovia estadual. Mas a situação no trecho de Aguazinha estava impraticável, comprometendo a trafegabilidade da via. Por isso, o secretário de Serviços Públicos de Olinda, Evandro Avelar, se apressa em explicar que o município urbanizou e melhorou o que se comprometeu a fazer seis meses atrás, quando teve início a gestão do prefeito Professor Lupércio, do Partido Solidariedade.

Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
- Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
- Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
- Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
- Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
- Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
- Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
- Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem

“A gente não se comprometeu a resolver os problemas da Perimetral, um corredor que integra o sistema estrutural de transporte. Seria até ousadia da nossa parte. O que assumimos foi solucionar um problema pontualmente, no trecho do Aterro de Aguazinha, que estava quase intrafegável e é o ponto mais crítico de toda a avenida. Estamos cumprindo o que prometemos. Não concluímos os trabalhos ainda por causa das chuvas. Mas se o tempo melhorar, em poucos dias teremos finalizado”, afirmou Evandro Avelar.

As ações citadas pelo secretário no trecho de 500 metros tiveram início no mês de fevereiro. Desde então, foi refeito o sistema de drenagem da área, seguido da pavimentação da via. Além disso, a obra também incluiu a construção e recuperação das calçadas, uma nova iluminação e sinalização do trecho. Os investimentos, segundo a Prefeitura de Olinda, foram de R$ 700 mil. “Refizemos toda a drenagem dessa parte da via, pavimentamos, implantamos calçadas para os pedestres e instalamos uma nova iluminação. Também estaremos regularizando o serviço de coleta de lixo para beneficiar ainda mais a população que reside ali. É preciso considerar que é um trecho totalmente degradado, que fazia parte da vida dos moradores e de quem utilizava a via há mais de dez anos. Com seis meses de gestão, estamos resolvendo”, destacou Evandro Avelar.

Na área em obras, de fato, percebe-se as melhorias. Onde antes havia buracos, lama e até se via o chorume do lixão escorrendo pela via, agora se desfruta de calçadas, iluminação pública e via pavimentada. Há trechos em que a calçada tem apenas 50 centímetros porque a faixa de domínio público da rodovia foi invadida pelos moradores, mas o passeio foi feito pela Prefeitura de Olinda. “Nesses casos nós estamos notificando os moradores sobre a invasão. Mas se fôssemos querer organizar tudo, os trabalhos não estariam sendo finalizados. Com certeza ainda estaríamos na fase de projetos”, argumentou Evandro Avelar.

Na área em obras, de fato, percebe-se as melhorias. Onde antes havia buracos, lama e até se via o chorume do lixão escorrendo pela via, agora se desfruta de calçadas, iluminação pública e via pavimentada

Outras ações foram realizadas ao longo da Segunda Perimetral, segundo o secretário, para melhorar as condições da via. Entre elas, um mutirão de retirada de lixo, o recolhimento de carcaças de veículos deixadas na avenida e a troca de lâmpadas dos postes públicos.

MAIS VIAS

A promessa da Prefeitura de Olinda é de, assim que conseguir concluir os trabalhos de pavimentação de trecho da Segunda Perimetral, dar início à recuperação do pavimento da Avenida Transamazônica, via com 1,2 quilômetro que fica em paralelo à Avenida Presidente Kennedy e tem ligação direta com a Perimetral. Atualmente, encontra-se intrafegável devido aos buracos.

Últimas notícias