Trabalhadores ligados ao Movimento Sem Terra (MST) ocuparam a Superintendência Regional do Incra em Pernambuco, localizada na Avenida Rosa e Silva, Zona Norte do Recife, nesta segunda-feira (16) em uma ação que marca o início da Jornada Nacional em Defesa da Reforma Agrária.
Leia Também
Segundo informações 13º Batalhão da Polícia Militar (BPM), os ocupantes chegaram ao local, que fica na Avenida Rosa e Silva, em diversos ônibus ainda pela madrugada.
De acordo com Fernando Silva, organizador do Movimento Sem Terra (MST) em Pernambuco, cerca de 1.600 trabalhadores estão no local, a maioria advindos da Zona da Mata e Agreste de Pernambuco. "A ocupação é para marcar o início da Jornada Nacional de Luta, contra o golpe e pelos alimentos saudáveis. É uma luta nacional. Nós estamos ocupando os Estados nesse início de luta para que Brasília dê resposta", afirmou.
Negociação
De acordo com o Superintendente do Incra em Pernambuco, Heliodoro Daltino, uma reunião entre representantes do órgão e o MST está marcada para esta terça-feira (17), às 9h. Ele também informou que a Justiça foi acionada para expedir um mandado de reintegração de posse do local. O expediente do Incra permanece suspenso até a desocupação.
O coordenador do MST, Fernando Silva, afirmou que o fim ou continuidade do acampamento no Incra serão discutidos após a reunião desta terça.
Ocupação em Petrolina
Uma unidade do Incra em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, também foi ocupada por trabalhadores sertanejos ligados ao MST. De acordo com o organização, cerca de 600 pessoas participam do ato.