Feriado

Confira o que abre e o que fecha no Grande Recife no feriado de Natal

Comércio e shoppings funcionam em horário especial neste Natal. Ciclofaixa que interliga a cidade vai funcionar normalmente no domingo (24) e segunda (25)

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 22/12/2017 às 11:14
Arnaldo Carvalho/JC Imagem
Comércio e shoppings funcionam em horário especial neste Natal. Ciclofaixa que interliga a cidade vai funcionar normalmente no domingo (24) e segunda (25) - FOTO: Arnaldo Carvalho/JC Imagem
Leitura:

Com o feriado de Natal - momento de comemoração do dia do nascimento de Jesus Cristo -, alguns estabelecimentos da Região Metropolitana do Recife (RMR) abrem em horários especiais nos dias 24 e 25 de dezembro, domingo e segunda-feira. Veja o que vai funcionar durante a véspera e dia de Natal.

Confira

Bancos - Não há expediente aos domingos nas instituições financeiras. Na segunda, as agências estarão fechadas e voltam a funcionar na terça (26). O público pode usar caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes para operações bancárias.

Detran - Nos dias 24 e 25, não haverá expediente na sede, na Iputinga, na Zona Oeste do Recife, nas Ciretrans, na Duat, nas unidades dos shoppings nem nos postos de atendimento dos Expressos Cidadão.

Expresso Cidadão - Não haverá atendimento no domingo (24) nem na segunda (25)

Contribuinte - A Central de Atendimento ao Contribuinte, localizada no edifício-sede da Prefeitura do Recife, Bairro do Recife, e a unidade de atendimento que funciona no posto do Expresso Cidadão do Cordeiro, não funcionam aos domingos e na segunda (25), estarão fechadas.

Assistência Social - Todos os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS e Bolsa Família não funcionam aos sábados e domingos, exceto as casas de acolhida institucional.

Cidadania - O Compaz do Alto Santa Terezinha entra em recesso nesta sexta (22) e só retorna às atividades no dia 2 de janeiro. As bibliotecas municipais não abrirão.

Empreendedorismo - As Salas do Empreendedor de Casa Amarela e a localizada na sede do prédio da Prefeitura do Recife não funcionarão neste domingo (24) e segunda (25).

Emprego - As unidades da Agência do Emprego de Casa Amarela, Afogados, Rio Branco e a Agência Universitária, localizada na Facipe, não funcionarão neste domingo (24) e segunda (25).

Comércio do Centro e Bairros - Na véspera de Natal, as lojas abrem normalmente, das 8h às 18h. No dia 25, estarão fechadas.

Supermercados - No domingo (24), fica a critério da empresa o horário de funcionamento. Na segunda (25), os supermercados estarão fechados.

Mercados e Feiras - A Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que, na segunda (25), os mercados públicos e as feiras novas de Água Fria e Nova Descobertas funcionarão em horário especial, das 6h às 13h, enquanto o Mercado das Flores e o Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo) não funcionam. Na véspera de Natal, domingo (24), os equipamentos seguem o horário normal, das 6h às 18h.

Ciclofaixa -  O público poderá aproveitar os 36,5 quilômetros de ciclofaixa no domingo (24) e na segunda (25), das 7h às 16h. As três rotas passam por mais de 30 bairros do Recife e convergem no Marco Zero.

Jardim Botânico -  O equipamento estará aberto normalmente neste domingo (24), no horário das 9h às 15h30, mas fecha as portas no dia 25. Será possível visitar os sete jardins temáticos (de bromélias, orquídeas, cactos, plantas medicinais, das palmeiras, plantas tropicais e sensorial, em que o visitante experimenta texturas, sabores e cheiros de plantas). Não haverá trilhas monitoradas. O Jardim Botânico do Recife está localizado na BR-232, s/n, no bairro do Curado,Zona Oeste do Recife.

Trânsito -  Os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização, prestado pelos agentes e orientadores de trânsito, assim como o teleatendimento 24 horas da Companhia, funcionarão normalmente no feriado. Os cidadãos podem acionar a CTTU através do 0800.081.1078. Os demais serviços de atendimento ao público da CTTU não funcionam aos domingos e estarão fechados nesta segunda.

Saúde 

Neste domingo (24) e segunda (25), as quatro Upinhas 24h - Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) - estarão abertas 24 horas para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas e voltam a funcionar na terça (26).

Nas Maternidades Municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) será disponibilizado atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (tamarineira) estarão funcionando normalmente.

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife terá plantão para o atendimento a chamada de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705. O Centro de Informações Estratégicas e Respostas da Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição, 24h, para identificar portadores de doença que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e respostas aos surtos e epidemias poderá ser acionado por meio dos número 99488-6375 e 0800.201.2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192 funciona normalmente.

Shopping

Boa Vista: No domingo (24), véspera de Natal, o mall abre das 9h às 18h, mas o cinema estará fechado. No dia 25, as lojas estarão fechadas. Na terça (26), o shopping abre das 9h às 21h.

Costa Dourada: Na véspera do Natal, o shopping funciona normalmente, das 10h às 18h. Já no feriado (25), as lojas estarão fechadas, mas alimentação e lazer funcionarão, das 11h às 21h.

Guararapes: Na véspera do feriado (24), o mall funciona das 9h às 19h. No dia de Natal (25), as lojas estarão fechadas, mas a praça de alimentação e lazer facultativos funcionam das 12h às 21h.

North Way: Na véspera do feriado (24), o shopping funcionará normalmente, das 9h às 19h. Já no Natal (25), as lojas estarão fechadas. No entanto, alimentação e lazer funcionarão no feriado, das 12h às 21h.

Paço Alfândega: No sábado (24), todas as operações estarão funcionando normalmente, das 10h às 18h. No domingo (25), o Paço estará fechado.

Plaza: Na véspera do feriado (24), funciona das 9h às 19h. No domingo de Natal (25), todas as lojas estarão fechadas, mas a praça de alimentação funcionará das 12h às 21h, facultativamente. Todos os dias o cinema funcionará de acordo com a programação.

Recife: Na véspera de Natal (24), o horário tem esquema especial, das 9h às 18h. Já no dia 25, o mall estará fechado com horário facultativo para as operações de alimentação e lazer.

RioMar: No dia 24, o mall funciona das 9h às 18h, para todos as operações. No dia de Natal (25), funcionam apenas praça de alimentação e lazer, de forma facultativa, do meio-dia às 20h.

Tacaruna: No domingo (24), abre para todas as operações das 9h às 18h. Na segunda de Natal (25), as lojas estarão fechadas, mas operações de alimentação e lazer poderão funcionar, facultativamente, das 12h às 21h. Na terça-feira (26), o mall volta ao seu horário habitual, das 9h às 22h.

Últimas notícias