Folia

Domingo de prévias carnavalescas em Olinda e no Recife

A programação será aberta às 9h em Olinda pelo grupo Maracafrevo. No Bairro do Recife a festa tem início à tarde

AMANDA RAINHERI
Cadastrado por
AMANDA RAINHERI
Publicado em 07/01/2018 às 6:06
Foto: Marcos Michael/Acervo JC Imagem
A programação será aberta às 9h em Olinda pelo grupo Maracafrevo. No Bairro do Recife a festa tem início à tarde - FOTO: Foto: Marcos Michael/Acervo JC Imagem
Leitura:

O primeiro domingo de 2018 é de festa nas ladeiras de Olinda e no Bairro do Recife. Na Cidade Alta a folia começa às 9h, com a comemoração do aniversário do grupo Maracafrevo. A programação ainda inclui os ensaios do Maracatu Nação Camaleão, Bloco Mangue Beat e da Escola de Samba D’Breck. Na capital pernambucana, Elefante de Olinda comanda o Arrastão do Frevo, no Recife Antigo, neste domingo (07/01) à tarde. Mas o clima de prévias momescas tem início oficialmente na quinta (11), com os Acertos de Marchas no Pátio de São Pedro, no bairro de Santo Antônio, Centro do Recife.

Para receber os foliões, Olinda conta com esquema de trânsito especial que, de acordo com a prefeitura, está em prática desde setembro de 2017, quando começaram as prévias carnavalescas. Existem bloqueios na Praça Laura Nigro (em frente ao Museu do Mamulengo), nos Quatro Cantos e ao lado da Matriz de São Pedro, além das imediações da Faculdade de Olinda (Focca), no Carmo.

A segurança no município que já respira Carnaval também será reforçada. A prefeitura informou que existe uma parceria entre a Polícia Militar, a Guarda Municipal e as Secretarias de Segurança Urbana, Controle Urbano e Cultura para garantir o sossego dos foliões. Serão 35 guardas municipais atuando nas prévias. O efetivo de PMs ainda não foi definido.

A Secretaria de Controle Urbano fiscalizará o comércio, para garantir que não haja venda de bebidas em garrafas de vidro e verificará o horário de funcionamento de bares e a altura do som. A Prefeitura de Olinda informou que as 16 câmeras de monitoramento do Sítio Histórico estão funcionando.

Pátio de São Pedro

No Recife, as prévias começam oficialmente dia 11, a partir das 19h, no Pátio de São Pedro. Os Acertos de Marcha são gratuitos e abertos à população. Entre as presenças confirmadas no primeiro dia dos Acertos estão os blocos carnavalescos Misto Inocentes do Rosarinho, Lírico Menestréis do Paulista, Lírico Cordas e Retalhos e Esperança de Campo Grande. Na sexta-feira (12), é possível acompanhar os blocos Banhistas do Pina, Boêmios da Boa Vista e Flabelo Encantado entre outros.

Últimas notícias