AGRESTE

Chuva e ventos fortes provocam danos em Toritama, no Agreste

Moradores da região registraram, em vídeo, os fortes ventos que causaram danos materiais

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 08/01/2018 às 22:27
Foto: Cortesia
Moradores da região registraram, em vídeo, os fortes ventos que causaram danos materiais - FOTO: Foto: Cortesia
Leitura:

Uma chuva acompanhada de forte ventania atingiu partes da cidade de Toritama, localizada no Agreste do estado, na tarde desta segunda-feira (8). Moradores da região registraram os fortes ventos que causaram danos materiais a alguns moradores.

Confira o vídeo: 

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o fenômeno se chama Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (Vcan), que é caracterizado por uma rápida e forte pancada de chuva acompanhada de ventania. Ainda segundo a Apac, o Vcan é mais frequente no verão e é ocasionado por muitos fatores, sendo um deles o calor e o deslocamento do sol. A agência também informou que não há previsão de repetição do fenômeno nos próximos dias.

Segundo a Prefeitura de Toritama, apenas danos materiais foram registrados, sendo as regiões mais atingidas o centro da cidade e a Vilã Canaã, localizada próxima à cidade de Caruaru. Nos locais, foram registradas as quedas de duas árvores, bem como placas de propaganda, telhas que voaram e dois postes de decoração natalina que caíram. O centro da cidade também permaneceu um pequeno tempo sem energia elétrica, que foi restabelecida logo em seguida pela Celpe.

Outro caso

O Agreste do Estado registrou chuvas fortes durante os dias 17 e 18 de dezembro de 2016. Nas redes sociais, circularam vídeos que mostram o município de Toritama coberto de água. As ruas da região ficaram alagadas, árvores caíram e algumas casas foram invadidas pela água. Mesmo com os estragos, não houve registro de vítimas por conta do mau tempo. Só no final de semana, choveu cerca de 72.2 milímetros.

Segundo a Apac, este fenômeno registrado em 2016 também era o Vcan.

Últimas notícias