SERVIÇO

Confira o que abre e o que fecha nos quatro dias de Carnaval 2018

Quem for curtir o Carnaval 2018 também precisa saber do cronograma especial para os dias de folia no Grande Recife

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 07/02/2018 às 17:50
Foto: Ricardo B. Labastier/Acervo JC Imagem
Quem for curtir o Carnaval 2018 também precisa saber do cronograma especial para os dias de folia no Grande Recife - FOTO: Foto: Ricardo B. Labastier/Acervo JC Imagem
Leitura:

Com a chegada da maior festa popular do Brasil, o Carnaval 2018, os serviços oferecidos para a população ganham um cronograma especial. Confira o que abre e fecha nos quatro dias de folia no Grande Recife:

Agências Bancárias

Agências bancárias estarão fechadas para atendimento ao público na segunda-feira (12) e na terça-feira (13). Já na Quarta-feira de Cinzas (14), os bancos abrirão a partir do meio-dia. A população pode utilizar os canais eletrônicos e correspondentes para o pagamento das contas. Além disso, os tributos que possuem código de barras podem ter o seu pagamento agendado nos caixas eletrônicos, no internet banking e pelo atendimento telefônico do banco. As contas de consumo (água, energia, telefone etc) e carnês que tiverem os dias 12 ou 13 como data de vencimento poderão ser pagos sem acréscimo na quarta-feira (14).

TRE-PE

A central de atendimento ao eleitor do Recife, no prédio das Cinco Pontas, não funcionará nesta sexta-feira (9) devido a alteração das rotas de transporte público por causa do desfile do Galo da Madrugada. Após o Carnaval, a partir da quinta-feira, o funcionamento voltará ao normal, com atendimento ao público das 8h às 14h.

TJ-PE

Da sexta-feira (9) até a quarta (14), das 13h às 17h, as unidades do Poder Judiciário vão atender a população recebendo demandas urgentes de caráter cível e criminal, como habeas corpus, comunicação de flagrante, mandados de segurança e medidas cautelares. As atividades forenses serão normalizadas na próxima quinta-feira (15).

Na Capital, o plantão judiciário do 1º Grau acontece no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra. Os plantões do 1º Grau serão realizados também em 14 unidades judiciárias da Região Metropolitana do Recife (RMR) e do Interior. As unidades que atenderão aos municípios circunvizinhos são: Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Olinda, Nazaré da Mata, Limoeiro, Vitória de Santo Antão, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Ouricuri e Petrolina.

O Plantão do 2º Grau de Jurisdição será realizado no Núcleo de Distribuição e Informação Processual, localizado no térreo do Palácio da Justiça, no bairro de Santo Antônio. No sábado (10), o plantão judiciário do 2º Grau funcionará, excepcionalmente, no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na sala da Diretoria do Foro da Capital, no 1º andar, em virtude do desfile carnavalesco do Galo da Madrugada, que impossibilita o acesso às ruas próximas às dependências do Palácio da Justiça.

Juizado do Folião no Galo da Madrugada – Em sua 11ª edição, o Juizado do Folião irá funcionar durante o desfile do Galo da Madrugada, no sábado (10). Das 13h às 21h, o atendimento no Juizado do Folião ocorre em dois polos: no Fórum Thomaz de Aquino, localizado na avenida Martins de Barros, e na Estação Central do Metrô do Recife.

O serviço é voltado para ocorrências que envolvem crimes de menor potencial ofensivo cujas penas não ultrapassem dois anos de prisão, como agressões, brigas, danos ao patrimônio público e provocação de tumulto. Os casos considerados mais graves serão redirecionados a outros órgãos da Justiça Estadual.

Celpe

Na sexta-feira (9), todas as lojas de atendimento funcionam normalmente. A partir do sábado até a terça-feira, todas fecham. Somente na Quarta-feira de Cinzas (14), a partir das 12h, as atividades voltam a ser realizadas, exceto em Paulista e Varadouro.

Ceasa

No Sábado de Zé Pereira (10), o entreposto funcionará normalmente, das 03h até às 13h. No domingo (11) permanecerá fechado, reabrindo à 0h da segunda-feira (12), onde vai ter seu horário reduzido para às 13h. Na terça-feira de Carnaval o Ceasa estará fechado, reabrindo só as 0h da Quarta-Feira de Cinzas (14) e segue com o horário normal até as 18hrs. Lembrando que o Centro Administrativo não vai funcionar durante o carnaval. Após a sexta-feira (09), só voltará às atividades na quinta-feira (15).

Compesa

As lojas de atendimento da Compesa, em todo Estado, não funcionarão no período das festividades de Carnaval. Da sexta-feira (9), às 9h, até terça-feira (13), todas as unidades estarão fechadas e retornam às atividades somente na quarta-feira de cinzas (14).

A Compesa lembra que, durante todo o feriadão, os clientes podem contar com o serviço de atendimento pelo call center (teleatendimento) que funcionará 24 horas, por dia. As reclamações sobre extravasamento esgoto e vazamentos serão recebidas pelo telefone 0800 081 0185. Para os demais serviços e informações os clientes devem ligar para 0800 081 0195.

Expresso Cidadão

Os Expressos Cidadão também terão o funcionamento diferenciado para o Carnaval. As unidades do Parque de Exposições do Cordeiro (Recife) e do Centro da Moda, em Peixinhos (Olinda), fecham na sexta-feira (9) às 13h30 e retornam às atividades na quarta-feira (14), a partir das 13h30. Os Expressos localizados no Shopping Riomar, no Recife, e no River Shopping, em Petrolina, funcionam na sexta-feira (9) até às 14h, e ambos voltam a funcionar na quarta-feira (14), às 14h. Os Expressos Cidadão de Garanhuns e de Caruaru (Caruaru Shopping), no Agreste, estarão fechados no período das 12h30 da sexta-feira (9) até às 14h da quarta-feira (14).

Centro do Recife

Do sábado à segunda-feira (10, 11 e 12) o funcionamento é facultativo. Na terça-feira, todas as lojas fecham e voltam a operar normalmente a partir das 12h da quarta-feira.

Shoppings

Shopping Recife

Durante o período de Carnaval, o Shopping Recife funcionará em horário especial. No sábado (10), todas as lojas e operações de alimentação funcionarão das 9h às 19h. Já nos dias 11, 12 e 12 (domingo, segunda e terça) todas as lojas estarão fechadas, com horário facultativo para alimentação e lazer, das 12h às 20h. Já na quarta-feira de cinzas (14), todas as lojas e alimentação funcionarão das 12h às 22h.

Shopping Tacaruna

No sábado (10), lojas e quiosques terão funcionamento normal até às 17h. Game Station, Praça de Alimentação, Hiper Bompreço, Le Biscuit e Lojas Americanas irão encerrar as atividades às 20h. As salas de cinema, às 22h30. Do domingo (11) até a terça-feira (14), lojas e quiosques irão parar as atividades. Nos mesmos dias, Hiper Bompreço, Le Biscuit e Lojas Americanas irão abrir às 9h e fechar às 18h. O Game Station, às 20h, e o cinema às 22h30. As praças de alimentação Recife e Olinda se alternarão de 12h às 20h. Todas as atividades voltam a funcionar normalmente na quarta-feira de cinzas (14), ao meio dia.

Shopping Plaza

No sábado, todas as lojas ficarão abertas das 10h às 19h. No domingo, segunda e terça-feira (11, 12 e 13), todas estarão fechadas. Lojas Americanas, Game Station e Praça de Alimentação continuarão com as atividades normais entre 12h e 20h. Na quarta-feira de cinzas (14), todas as lojas irão voltar a funcionar ao meio dia e seguem a programação normal.

Shopping Guararapes

No sábado, todas as lojas ficarão abertas das 9h às 20h. Todas as lojas estarão fechadas. Lojas Leader, Le Biscuit, a praça de alimetanção e o Game Station estarão abertas das 12h às 21h. A C&A e Ticket Folia estarão abertas das 12h às 17h, nos dias 11 e 12. Na quarta-feira de Cinzas, todas as lojas irão voltar a funcionar ao meio dia e seguem a programação normal.

Shopping RioMar

No Sábado de Zé Pereira (10), todas as operações irão funcionar das 9h às 19h, incluindo lojas e quiosques. Após este horário, é facultativo o funcionamento dos estabelecimentos localizados na Praça de Alimentação. De domingo até a terça-feira (dias 11, 12 e 13) , as lojas e quiosques estarão fechados. Já as operações de alimentação vão funcionar das 12h às 21h (facultativo).Na quarta-feira de cinzas, todas as operações irão funcionar das 12h às 23h, incluindo as lojas e os quiosques. Neste dia, será realizada a Quarta Elétrica, com produtos em promoção em várias lojas. As atividades de lazer (Game Station, Gamebox e Cinemark) funcionam durante o período momesco no horário do shopping. No sábado, das 9h às 19h e, de domingo a terça, das 12h às 21h.

Shopping Boa Vista

No sábado e domingo (10 e 11) todas as lojas irão fechar. Na segunda e terça-feira (12, 13), as lojas seguem fechadas, o cinema abre com programação regular, a praça de alimentação tem abertura facultativa das 12h às 19h e o Game Station, das 11h às 21h. Todos os serviços voltam a funcionar normalmente às 12h da quarta-feira (14).

North Way Shopping

O sábado (10)  será de funcionamento normal, das 9h às 19h. De domingo a terça-feira, apenas a área de lazer e alimentação abrirão das 12h às 21h. Na quarta-feira (14), todos os serviços funcionam normalmente.

Paço Alfândega

Do sábado (10) até a terça-feira (13), lojas e praça de alimentação funcionarão das 13h às 23h. Demais operações têm funcionamento facultativo. Na quarta-feira, todo o Shopping irá realizar as atividades em horário regular.

Shopping Costa Dourada

No sábado (10) o funcionamento do Shopping seguirá a programação normal. No domingo (11), as lojas ficarão abertas das 12h às 20h. Praças de alimentação e parques, das 11h às 21h. Na segunda e terça-feira (12 e 13), as lojas serão fechadas. Lojas Americanas e Le Biscuit funcionarão entre 12h e 20h. Praças de alimentação e parques, das 11h às 21h. Na quarta-feira, todo o Shopping retorna à programação normal.

Prefeitura do Recife

Edifício Sede

Os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da Prefeitura e na sede da Reciprev e Saúde Recife não funcionam durante o Carnaval, retomando à normalidade na próxima quinta-feira (15), das 8h às 17h.

Postos de atendimento ao contribuinte

Durante o período da Folia de Momo, o Centro de Atendimento ao Contribuinte, localizado no edifício-sede da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo, e as unidades de atendimento que funcionam no Expresso Cidadão do Cordeiro e no Shopping Rio Mar estarão fechadas. O Centro de Atendimento ao Contribuinte reabre após o Carnaval, na quinta-feira (15), em seu horário habitual. As demais unidades de atendimento voltam às atividades na quarta-feira de cinzas (14), a partir das 13h30.

Durante o Carnaval o contribuinte pode acessar o Portal de Finanças, cujo banner está disponível no site da Prefeitura do Recife www.recife.pe.gov.br, e obter diversas informações referentes a tributos municipais.

COMPAZ

Nesta quinta (8) e sexta (9), as unidades do Compaz Governador Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha) e Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro) funcionarão das 9h às 13h. As Bibliotecas Populares de Afogados Jornalista Ronildo Leite e a de Casa Amarela Jornalista Alcides Lopes funcionarão no mesmo período. No período carnavalesco, as unidades estão fechadas e retornarão na quinta (15).

Turismo e Lazer

Durante a folia de Momo, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer não funcionará. As Academias Recife darão uma pausa nas atividades e retornarão normalmente na quinta-feira (15). Os parques da Macaxeira e Santana abrem normalmente ao público. O projeto Lazer na Rua, que fecha parte da via em frente ao Segundo Jardim do bairro de Boa Viagem para uso da população, não vai acontecer.

Cultura

Durante o Carnaval, o Recife inteiro vai virar uma grande festa. Os museus e galerias geridos pela administração municipal estarão fechados. Mas, para quem quiser curtir a folia, programação não haverá de faltar. Serão mais de 43 polos espalhados pela cidade. Para conferir as atrações em cada polo e as novidades momescas, basta acessar o site carnavalrecife.com. Aos que estiverem em busca de uma programação mais calma para o feriado, o Sítio Trindade será todo opções de lazer e prática esportiva a céu aberto durante o feriado, de sábado até a quarta-feira ingrata, das 5h às 19h.

Meio Ambiente

O Jardim Botânico do Recife funciona no sábado (10), das 9h às 15h30. Do domingo (11) à quarta (14) o equipamento público municipal estará de recesso, retomando as atividades na quinta (15). O espaço público municipal, destinado à pesquisa, conservação da natureza e lazer contemplativo, está localizado na BR-232, no bairro do Curado, Zona Oeste da cidade. A entrada é gratuita.

Empreendedorismo

As Salas do Empreendedor que funcionam no andar térreo da PCR, no Centro Público de Casa Amarela, no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Ariano Suassuna funcionarão até o meio dia da sexta-feira (9) e reabrirão na quinta (15).

Emprego

As unidades da Agência do Emprego de Casa Amarela, Afogados, Soledade e Rio Branco funcionarão até o meio dia da sexta-feira (9) e depois reabrirão na quinta (15).

PROCON 

O Procon Recife funciona normalmente até a sexta (9) e retoma as atividades na quinta (15), incluindo a sede e os postos avançados no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Ariano Suassuna.

Esportes

Os programas realizados pela Secretaria Executiva de Esportes estarão de recesso neste Carnaval. Tanto o Programa Esporte e Lazer (PELC) quanto o Programa Segundo Tempo (PST) funcionam até a sexta-feira (9), retomando às atividades na quinta-feira (15).

Mulher

Durante o carnaval, o Centro de Referência Clarice Lispector funcionará, em sua sede, das 7h às 17h, com atendimento psicológico e jurídico para as mulheres que estão em situação de violência, durante os quatro dias de folia. Da sexta-feira (9) até a terça-feira (13) de Carnaval, das 16h à meia-noite, a equipe do Clarice também estará atuando na Central da Mulher, na Rua do Observatório, com o acolhimento e orientação das mulheres que precisem do serviço. O telefone do Liga, Mulher ( 0800 281 0107) também será transferido, durante a folia e a partir das 16h, para a Central. Já o Centro da Mulher Metropolitana Júlia Santiago estará fechado durante todo o período carnavalesco.

Trânsito

Os serviços de atendimento ao público realizados na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), na Rua Frei Cassimiro, 91, no Bairro de Santo Amaro, ficarão suspensos de segunda-feira (12) a quarta-feira (14), devido ao feriado de Carnaval. Os serviços voltarão a funcionar normalmente a partir da quinta-feira (15), das 8h às 13h. Já os trabalhos de monitoramento e fiscalização de trânsito, assim como o teleatendimento 24 horas da CTTU, continuarão sendo realizados normalmente. Para registrar denúncias, solicitar fiscalização ou realizar registros de acidentes, a população deve acionar a CTTU através do 0800.081.1078.

Educação

A Secretaria de Educação do Recife informa que as unidades educacionais não terão aula nos dias de Carnaval.

Mercados e Feiras

A Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que, em virtude do Carnaval, os horários dos mercados públicos, feiras novas e outros centros de comércio popular serão alterados em alguns dias. No sábado (10), na segunda-feira (12) e na quarta-feira de Cinzas (14), todos os mercados públicos e feiras novas funcionarão normalmente, das 6h às 18h. No entanto, no domingo (11) e na terça-feira de Carnaval (13), funcionarão apenas meio expediente, das 6h às 13h, com exceção do Mercado da Boa Vista, que funcionará até as 18h. Já o Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo) não funciona do sábado (10) até a terça-feira (13). O funcionamento volta ao normal na quarta-feira de Cinzas (14), de 8h às 18h.

Saúde

Na segunda (12), terça (13) e quarta-feira (14), as quatro Upinhas 24h – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas 24 horas para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas, voltando a funcionar normalmente na quinta-feira (15).

O atendimento no Hospital da Mulher do Recife (HMR), localizado no bairro do Curado, será normal durante o feriado para a realização de partos regulados, ou seja, por encaminhamento pelo Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos do HMR funcionará normalmente durante todo o feriado, 24h, com atendimento multidisciplinar.

As maternidades municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) funcionam normalmente, 24h, além de disponibilizar atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) também funcionarão normalmente.

Para vacinação antirrábica, a Policlínica Professor Barros Lima, funcionará 24h, durante o feriado e fim de semana, com demanda espontânea. A Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funciona das 8h às 12h.

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife terá plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705.

O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição, 24h, para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos epidemias poderá ser acionado por meio dos números 99488-6375 e 0800.201.2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde. O SAMU 192 funciona normalmente.

Hospital Veterinário

O Hospital Veterinário do Recife estará fechado neste Carnaval. Os atendimentos e marcações de consultas só voltam a funcionar na quinta-feira (15).

Assistência Social

Não funcionarão, neste Carnaval, os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS e Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP). A Central de Atendimento do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e o Bolsa Família não funcionam já a partir desta sexta (9). A exceção são as casas de acolhimento institucional, que funcionarão normalmente nos dias de folia. A equipe de Assistência Social da Prefeitura do Recife estará trabalhando na Central de Direitos Humanos no Carnaval e nos espaços de proteção às crianças que funcionarão no entorno do Marco Zero, no Pátio do Livramento e no polo do Ibura.

Direitos Humanos

O Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT e o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves estarão fechados neste Carnaval. A equipe de Direitos Humanos da Prefeitura do Recife estará trabalhando na Central de Direitos Humanos no Carnaval, no Recife Antigo.

Museu da Cidade do Recife

Durante os dias de Carnaval, o Museu da Cidade do Recife estará fechado para visitação. O Museu funciona em horário especial nesta sexta-feira (9) até as 12h, e volta a abrir as portas na quinta-feira (15), em seu horário normal, das 9h às 17h.

Últimas notícias