Funcionou

Nova programação semafórica reduz retenções na Zona Sul após Faixa Azul

Quatro dos cinco semáforos da Avenida Antônio de Góes foram reprogramados e mobilidade melhorou

Cidades
Cadastrado por
Cidades
Publicado em 07/02/2018 às 20:45
Arnaldo Carvalho/JC Imagem
Quatro dos cinco semáforos da Avenida Antônio de Góes foram reprogramados e mobilidade melhorou - FOTO: Arnaldo Carvalho/JC Imagem
Leitura:

Bastou um ajuste na programação da rede semafórica da Avenida Antônio de Góes, no Pina, na Zona Sul do Recife, nesta quarta, e motoristas que trafegam pela área já não enfrentaram os mesmos congestionamentos dos últimos dias. Os transtornos aconteceram após a implantação de um pequeno trecho de 580 metros de Faixa Azul, a fim de dar prioridade aos ônibus, que, de fato, tiveram um aumento de velocidade, passando de 8,31 quilômetros por hora para 11,25 quilômetros por hora. Em compensação, os carros não conseguiam fluir, após a volta às aulas.

A presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Taciana Ferreira, comemorou os resultados, mas diz que o monitoramento continua. “Foi muito positivo. As retenções verificadas nas Avenidas Conselheiro Aguiar e Boa Viagem e na Via Mangue (que deságuam na Avenida Antônio de Góes) eram muito grandes após a Faixa Azul, mas com a nova programação semafórica os motoristas voltaram a enfrentar os engarrafamentos que já eram naturais, agora é passar o Carnaval para analisarmos essa acomodação, nessa época a circulação é atípica”, observa. A reprogramação não teria sido feita antes porque houve maior demanda do que estimado, com a volta às aulas, quando os problemas surgiram.

A gestora salienta que não há como acabar com as retenções por completo da avenida porque ela recebe o tráfego das outras três e precisa de cinco semáforos, nos cruzamentos. “Só não mexemos no da Via Mangue”, destaca. “Demos mais tempo de verde para a Avenida Boa Viagem e no túnel dividimos meio a meio. Havia equipamentos que perderam a sincronia com quedas de tensão”.

A designer de interiores Janey Leal, 52 anos, percebeu a melhoria. “Eu estava levando 40 minutos para sair do Pina, o dobro do tempo de antes, melhorou muito. Se foi só a programação dos semáforos deviam rever a dos outros corredores”, sugere.

TRANSPORTE PÚBLICO

Cerca de 60 mil veículos trafegam pela Avenida Antônio de Góes, inclusive 198 ônibus, que realizam 1.462 viagens e transportam mais de 93,9 mil passageiros ao dia. Com ela, o Recife passou a contabilizar 36 quilômetros de Faixa Azul em oito corredores. Os outros são as Avenidas Recife, Marechal Mascarenhas de Moraes, Herculano Bandeira, Domingos Ferreira, Conselheiro Aguiar e Estrada dos Remédios, Ruas Cosme Viana e Real da Torre.

A próxima faixa deverá ser implantada em uma das vias mais importantes da cidade, a Avenida Agamenon Magalhães. “Já estamos fazendo algumas intervenções pensando nela, como as da Ilha do Leite e na Ilha do Retiro”, salienta Taciana. “Agora estudamos novos planos para o Derby e Parnamirim e para as saídas da via principal para as marginais, já que a faixa ficará no canteiro central da direita”.

Últimas notícias