Transporte público

Novo trecho de Faixa Azul é implantado na Avenida Antônio de Góes

São 580 metros de corredor exclusivo que se integram aos 5,8 quilômetros já existentes na Avenida Conselheiro Aguiar

Cidades
Cadastrado por
Cidades
Publicado em 07/01/2018 às 14:46
Alexandre Gondim/JC Imagem
São 580 metros de corredor exclusivo que se integram aos 5,8 quilômetros já existentes na Avenida Conselheiro Aguiar - FOTO: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

Anunciado para fevereiro de 2016, um novo trecho de Faixa Azul começa a funcionar a partir desta terça, na Avenida Antônio de Góes, no Pina, na Zona Sul do Recife. São 580 metros que dão continuidade ao corredor exclusivo de transporte de 5,8 quilômetros já existente na Avenida Conselheiro Aguiar, entre o Pina e Boa Viagem, no sentido do Centro do Recife. Na via, trafegam 20 linhas de ônibus, que transportam mais de 70 mil passageiros diariamente.

O novo trecho da Faixa Azul já era previsto no projeto inicial da Avenida Conselheiro Aguiar, implantado em janeiro de 2016, mas as retenções de tráfego existentes na pista leste da Via Mangue e na própria Avenida Antônio de Góes levaram a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) a adiar sua instalação, na expectativa de uma maior acomodação do fluxo de veículos.

"Passamos o ano inteiro analisando o comportamento do tráfego, fazendo simulações, ajustes no semáforo que regula o fluxo das duas vias e concluímos que as retenções existentes de forma mais acentuada no período da manhã (ao longo do dia elas estão equalizadas) vão continuar acontecendo e temos de conviver com elas", afirma a presidente da CTTU, Taciana Ferreira. "A implantação da Faixa Azul deve provocar uma maior retenção para os veículos, mas os passageiros do transporte público, que são maioria, serão beneficiados". Na Avenida Conselheiro Aguiar, os coletivos tiveram um ganho de 49% na velocidade.

O novo trecho tem início na interseção da Avenida Antônio de Góes com a Rua Carlos Lira Filho e sofreu uma redução no que foi planejado inicialmente (de 800 metros). Em vez de ir até a Ponte Paulo Guerra vai até o Túnel Josué de Castro, conhecido como Túnel do Pina, para facilitar a mudança de faixa dos coletivos no cruzamento com a Rua Cacilda Iolanda Porciúncula, onde eles poderão seguir em direção à Avenida Agamenon Magalhães ou pela Avenida Engenheiro José Estelita. Além dos ônibus, táxis do Recife também podem utilizar o corredor. A entrada na faixa deve ser feita onde há sinalização horizontal tracejada.

CORREDORES

São 36 quilômetros de faixas implantadas entre 2013 e 2017, nas avenidas Recife, Marechal Mascarenhas de Moraes, Herculano Bandeira/ Domingos Ferreira, Conselheiro Aguiar e Estrada dos Remédios, além das ruas Cosme Viana e Real da Torre. Contando com os 22 quilômetros de corredores exclusivos existentes antes, são 58 quilômetros. Todos com resultados satisfatórios, segundo a CTTU. Na Herculano Bandeira, os ônibus chegaram a ter aumento de 118% na velocidade, que passou de 11 para 24 quilômetros por hora.

As faixas azuis funcionam de segunda à sexta-feira, das 6h às 22h. Os motoristas que forem flagrados utilizando irregularmente os corredores exclusivos para o transporte público, uma infração gravíssima, podem ser multados em R$ 293, 47 e ainda receber sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Últimas notícias