RESGATE

Cetas recebe 15 filhotes de iguanas e 30 pássaros apreendidos na RMR

Os filhotes seriam vendidos em feiras no Recife; dois homens foram presos por tráfico de animais

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 12/03/2018 às 15:43
Foto: Divulgação/CPRH
FOTO: Foto: Divulgação/CPRH
Leitura:

Filhotes de iguana foram regatados pela Brigada Ambiental do Recife, na Praça de San Martin, em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife. Os bichinhos foram encontrados em caixas de papelão sob a posse de dois homens, que foram abordados pelos agentes, no domingo (11).

Ao todo, 15 filhotes de iguana foram recolhidos e encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), unidade da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). Só neste final de semana, 45 animais silvestres foram abrigados pelo Cetas, para receber tratamento e reabilitação para estarem aptos a voltarem ao habitat natural.

30 pássaros resgatados

Durante uma ação da Cipoma, intitulada Operação Feira Livre, no bairro da Linha do Tiro, no Recife, 7 pássaros foram apreendidos. Em Camaragibe, mais 23 aves foram resgatadas em uma avenida próxima à Prefeitura local, com dois homens que, conforme a brigada, saíram de Carpina, na Mata Norte de Pernambuco, e provavelmente seguiam para alguma feira do Recife. A dupla foi presa em flagrante pelo tráfico de animais. Entre as aves das duas apreensões, há galos de campina, caboclinhos, canários-da-terra e patativas.

Foto: Divulgação/CPRH
Os animais seriam vendidos clandestinamente em feiras no Recife - Foto: Divulgação/CPRH
Foto: Divulgação/CPRH
Os animais seriam vendidos clandestinamente em feiras no Recife - Foto: Divulgação/CPRH

Ao mesmo tempo em que recebeu mais 45 animais, o Centro de Triagem da CPRH promoveu, no sábado (10), mais uma ação de soltura, desta vez em região de mata do Sertão do Pajeú. Voltaram à natureza 22 jabutis e 95 aves de espécies endêmicas do bioma caatinga, entre elas concriz, tiziu, azulão, sanhaçú e galo de campina. Todos passaram por um período de acompanhamento no Cetas.

Últimas notícias