VIOLÊNCIA

SDS afirma que 2,5 mil homicidas foram capturados em 2017

Ainda segundo a SDS, em setembro de 2017, o efetivo das polícias começou a receber uma série de reforços, totalizando 6 mil servidores incorporados às polícias Militar, Civil e Científica.

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 24/03/2018 às 19:26
Foto: Clarissa Siqueira/TV Jornal
Ainda segundo a SDS, em setembro de 2017, o efetivo das polícias começou a receber uma série de reforços, totalizando 6 mil servidores incorporados às polícias Militar, Civil e Científica. - FOTO: Foto: Clarissa Siqueira/TV Jornal
Leitura:

A Secretaria de Defesa Social (SDS) informou que, só em 2017, 2,5 mil homicidas foram capturados pelas polícias em Pernambuco.

Ainda segundo a SDS, em setembro de 2017, o efetivo das polícias começou a receber uma série de reforços, totalizando 6 mil servidores incorporados às polícias Militar, Civil e Científica.

A secretaria ressaltou que é importante deixar claro que as mortes em Pernambuco são provocadas pela ação de grupos criminosos motivados, em 75% dos casos, pela disputa do tráfico de drogas e outras atividades criminais. 

As declarações da Secretaria são uma resposta ao protesto realizado na manhã deste sábado (24), na Praia do Pina, Zona Sul do Recife, onde, manifestantes colocaram diversas cruzes na areia da praia para protestar contra o alto número de mortes no Estado, onde, só neste ano, registrou 1.061 homicídios. 

A SDS disse que realiza um conjunto de ações comunitárias e preventivas visando o combate ao racismo e a proteção de população jovem das periferias do estado e que, desde o ano passado, ampliou o banco de estatística para consulta pública em seu site, dando maior transparência à divulgação de dados e informações sobre a segurança pública.

Confira a nota completa da SDS, em resposta ao manifesto realizado hoje:

A SDS informa que combate a criminalidade e investiga todos os CVLIs com a máxima dedicação e emprego da técnica. Só em 2017, 2,5 mil homicidas foram capturados pelas polícias em PE, ajudando a reduzir os números não só de homicídios, mas de crimes contra o patrimônio em todo o Estado desde o segundo semestre do ano passado.

Em setembro de 2017, o efetivo das polícias começou a receber uma série de reforços, totalizando 6 mil servidores incorporados às polícias Militar, Civil e Científica, como também ao Corpo de Bombeiros Militar.

É importante deixar claro que as mortes em Pernambuco são provocadas pela ação de grupos criminosos motivados, em 75% dos casos, pela disputa do tráfico de drogas e outras atividades criminais. A SDS acrescenta que realiza um conjunto de ações comunitárias e preventivas visando o combate ao racismo e a proteção de população jovem das periferias do estado.

Sobre a divulgação dos dados, é importante esclarecer que, desde o ano passado, a SDS ampliou o banco de estatística para consulta pública em seu site, dando maior transparência à divulgação de dados e informações sobre a segurança pública.

Todo dia 15 de cada mês, são colocados à disposição de toda a sociedade não apenas números de homicídios, como era feito anteriormente, mas também as motivações e locais das ocorrência, além de dados sobre as diversas modalidades de crimes contra o patrimônio, violência doméstica e estupro. Foi por essa iniciativa da SDS que o Fórum Brasileiro de Segurança Pública colocou Pernambuco entre os Estados com maior transparência e confiabilidade na disponibilização de dados sobre segurança. Essas informações são divulgadas e estão à disposição, inclusive em recortes mais específicos, a partir de solicitação da população à Ouvidoria da SDS ou por meios da Lei de Acesso à Informação (LAI). A SDS tem o perfil das vítimas e atua com base nisso para traçar estratégias de enfrentamento.

Últimas notícias