As universidades situadas na Região Metropolitana do Recife decidiram mudar a rotina devido a diminuição na quantidade de ônibus nas ruas como consequência da falta de combustível nos postos. Para não prejudicar alunos e professores, algumas instituições abriram mão da presença obrigatória no período noturno, como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Rural de Pernambuco (UFRPE). Outras, como a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e a Faculdade Integrada Barros Melo (Aeso) mantiveram as aulas normalmente.
Inicialmente a UFPE tinha solicitado que os professores não realizassem chamada de alunos ou atividades avaliativas na noite desta quarta-feira (23). Em nota divulgada na noite desta quarta, a assessoria informou o cancelamento das aulas até o 12h desta quinta-feira (24).
Nota da UFPE
A Reitoria da #UFPE decidiu suspender as #aulas e o #expediente administrativo até as 12h desta quinta-feira (24) nos três campi: Recife, Vitória e Caruaru. A medida foi tomada por causa da continuidade da greve dos caminhoneiros, que está afetando o abastecimento de combustíveis, deixando a população sem transporte. A Gestão destaca que os serviços essenciais devem ser mantidos. Às 10h de amanhã, uma nova nota será divulgada informando sobre os turnos da tarde e da noite.
Leia Também
- Grande Recife tem dia de postos fechados e disparada da gasolina
- Posto desmente preço de gasolina a R$5,899 em Jaboatão
- Entenda a composição do preço da gasolina e do diesel no Brasil
- Petrobras reduz preço da gasolina e do diesel pelo 2º dia consecutivo
- Postos de combustíveis da RMR registram falta de gasolina e álcool
Nota da UFRPE
'A Administração Superior da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) comunica que o expediente acadêmico e administrativo da Instituição será suspenso às 18h desta quarta-feira (23/05), retornando nesta quinta-feira (24/05), às 12h.
A decisão foi tomada em virtude das dificuldades de mobilidade na Região Metropolitana do Recife registradas nesta quarta (23/05), decorrentes de protestos dos caminhoneiros e da redução da oferta de transporte público, e a fim de minimizar eventuais transtornos à comunidade universitária da UFRPE.
Na manhã desta quinta (24/05), caso seja necessário, após avaliação do cenário de mobilidade urbana, a UFRPE divulgará novo comunicado sobre o funcionamento dos turnos tarde e noite."