Festa junina

Pernambuco celebra São João do litoral ao Sertão

São João e o orixá Xangô são reverenciados com música, dança, fogueira e fogos de artifícios

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 24/06/2018 às 7:07
Foto: Pixabay
Outros municípios pernambucanos já adotaram a medida - FOTO: Foto: Pixabay
Leitura:

O Dia de São João e do orixá Xangô será comemorado neste domingo, 24 de junho, com apresentações artísticas no Grande Recife e em cidades do interior de Pernambuco. Na capital, a festa começa às 18h com o Trio de Forró Corisco do Sertão no palco Sala de Reboco do Sítio Trindade, em Casa Amarela, bairro da Zona Norte. A programação no palco principal tem início às 19h com Luizinho da Serra. Os cantores Alcymar Monteiro, Maciel Melo e Nando Cordel, entre outros, completam a noite junina no sítio, que se estenderá até 0h.

Ainda na cidade do Recife, moradores e visitantes podem reverenciar São João Batista – Xangô no sincretismo religioso – nos Arraiais de Bairro montados no Totó, Lagoa do Araçá (Imbiribeira), Ibura, Cordeiro, Campo Grande, Bongi e Barro. Para conferir a programação completa é só acessar o https://bit.ly/2limCgd.

O Sítio Histórico de Olinda encerra a festa de São João com o Cortejo de Forró de Andrada/Zuza Miranda às 18h; show de forró pé-de-serra do artista Tony Martins às 19h30; e apresentação do forrozeiro Rodrigo Raposo a partir das 21h30. Tudo na Praça do Carmo, localizada na Cidade Alta. É a primeira festa junina oficial organizada pelo município.

Em Caruaru, município do Agreste pernambucano, a prefeitura e representantes de religiões de matriz africana promovem a 4ª Fogueira de Xangô, no Polo Azulão (Rua Armando da Fonte, bairro Maurício de Nassau), em homenagem ao orixá e a São João Batista. Será a partir das 18h, com apresentações culturais e religiosas.

O ritual inclui queima da fogueira armada na frente do palco; cerimônia para o orixá Exu; reconhecimento aos babalorixás, ialorixás e filhos de Xangô; e o xiré, celebração caracterizada por cânticos e danças em círculo ao redor da fogueira acesa. Xangô, diz o coordenador de Promoção à Igualdade Étnico Racial de Caruaru, Ivan Moreira, é considerado o rei do fogo e senhor da Justiça.

Sertão

No Sertão do Estado, o município de Arcoverde celebra o Dia de São João com atrações variadas e gratuitas. George Silva & os Pariceiros, Nanara Belo, Capim com Mel e Harry Estigado se apresentam à noite no Polo Multicultural, na Praça da Bandeira. O coco, tão tradicional na cidade, entrará em cena a partir das 17h30, no Alto do Cruzeiro, com o grupo Oba Aiye, o Samba de Coco Raízes de Arcoverde e Silvério Pessoa.

O Polo das Artes, no Largo do Teatro Municipal de Arcoverde, oferece brincadeiras paro o público sempre a partir das 16h. Hoje haverá apresentação do Reisado de Caraíbas, Decripolou, Odília e Teatro de Retalhos, além de Alberone e Balão Popula + Pé de Serra e o Samba de Coco das Irmãs Lopes.

Últimas notícias