PRIVÊ VERMONT

Área da Mata Atlântica passa a ser rota para trilhas em Camaragibe

A partir deste sábado, o projeto Rota do Bem-Estar promoverá trilhas e passeios ecológicos no Privê Vermont, remanescente da Mata Atlântica

Cidades
Cadastrado por
Cidades
Publicado em 01/09/2018 às 6:00
Foto: Guga Matos/ JC Imagem
A partir deste sábado, o projeto Rota do Bem-Estar promoverá trilhas e passeios ecológicos no Privê Vermont, remanescente da Mata Atlântica - FOTO: Foto: Guga Matos/ JC Imagem
Leitura:

Com aproximadamente 170 hectares, o Privê Vermont, remanescente da Mata Atlântica no centro de Camaragibe, passará a ser rota para trilhas e atividades ecológicas. A iniciativa está sendo idealizada pela prefeitura da cidade, como uma forma de estimular o turismo e o desenvolvimento da economia local. O projeto Rota do Bem-Estar tem início neste sábado (1º) e pretende realizar atividades quinzenais gratuitas na área.

A Trilha Ecológica Privê Vermont, que dará início às atividades, será de dificuldade leve e pode ser feita por crianças. Serão 2 km de rota, com pausas para apreciar árvores, animais e nascentes do parque. Este vai ser o primeiro passeio da Rota Bem-Estar, que deve ser ampliado para outras atividades turísticas. “Além do Vermont, pretendemos realizar trilhas em outras áreas, como Aldeia, por exemplo. Em paralelo, estamos planejando circuitos de bicicleta e a Rota das Delícias, para que os visitantes saibam onde encontrar comida boa na cidade”, comenta a secretária de Desenvolvimento Econômico do município, Nívia Borba.

As trilhas devem acontecer a cada 15 dias, mas devido a alta procura, o intervalo de tempo pode ser reduzido. “Muitas pessoas já estão interessadas e pode ser que as atividades passem a ser semanais. Por enquanto, também estamos mapeando a área para a realização de trilhas mais extensas”, acrescenta.

O local é protegido pela Guarda Ambiental, que acompanha os passeios. Lá, existem diversas espécies de plantas e animais típicos da mata, como serpentes, tamanduás mirins, bichos preguiça e até raposas. “Esse é um espaço de Mata Atlântica, um dos mais importantes biomas do País. Por isso precisamos ter muito cuidado, não podemos abrir caminhos ou fazer exploração. Todas as trilhas tem que ser pensadas e planejadas com o pessoal da Guarda”, diz Diego Dourado, integrante do departamento de turismo da prefeitura.

Recomendações

A trilha no Privê Vermont está marcada para as 7h. Antes do passeio iniciar, uma equipe de profissionais de saúde estará no local para fazer uma rápida avaliação física, com a aferição da pressão arterial e alongamento. A caminhada deve durar três horas.
Inicialmente as trilhas serão para 30 pessoas.

As inscrições podem ser feita no site da prefeitura www.camaragibe.pe.gov.br. No dia, os interessados devem estar bem alimentados e usando tênis e roupas confortáveis. Cada participante deve levar sua água mineral e lanches leves. Protetor solar e repelentes também são indicados.

Últimas notícias