ENSAIO GERAL

Maracatus realizam último ensaio para apresentação no Marco Zero

Sob regência coletiva dos 13 mestres, os grupos fizeram os últimos ajustes e mostraram um pouco do que apresentarão na quinta-feira (8)

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 06/02/2018 às 22:56
Foto: Leo Motta/JC Imagem
Sob regência coletiva dos 13 mestres, os grupos fizeram os últimos ajustes e mostraram um pouco do que apresentarão na quinta-feira (8) - FOTO: Foto: Leo Motta/JC Imagem
Leitura:

Com os batuques de 13 nações de maracatu já em sintonia, está tudo pronto para o espetáculo Tumaraca – Encontro de Nações, que encerra na quinta-feira (8) as atividades pré-carnavalescas do Recife, no Marco Zero, a partir das 18h. Na noite desta terça-feira (6), no mesmo local, o público que não aguenta mais esperar o início do Carnaval pode conferir o último ensaio dos cerca de 700 batuqueiros de nações como a Tupinambá, Leão da Campina e Cambinda Estrela.

Sob regência coletiva dos 13 mestres, os grupos realizaram os últimos ajustes e mostraram um pouco do que apresentarão na quinta-feira (8). “Começamos os ensaios dia 8 de janeiro. Foram quatro sextas de ensaio na Rua da Moeda e 13 dias nas comunidades. Hoje foi o dia em que todo mundo se encontrou para afinar os tambores, se olhar e vibrar para a quinta-feira”, explicou Paz Brandão, diretora musical do Tumaraca. Sobre o repertório, ela destacou que haverá composições de músicos como Erasto Vasconcelos, Villa-Lobos e Capiba. “A gente preparou uma coisa misturada, mas bem com a nossa cara para que a gente possa se reconhecer nesse espetáculo”. A apresentação das nações contará com a participações especiais de Guitinho de Xambá (Grupo Bongar), Isaar e Zé Brown.

Acompanhando entusiasmada o ensaio geral, a corretora de imóveis Janice Carvalho, 53 anos, definiu o maracatu como a síntese da cultura do Estado. “O som do maracatu é Pernambuco todo, nossa cultura. Venho amanhã para a apresentação, não posso perder”, afirmou.

Fora da abertura do Carnaval

Após cerca de 15 anos abrindo o Carnaval do Recife, as nações de Maracatu tiveram a data da apresentação antecipada. De acordo com a Associação dos Maracatus Nação de Pernambuco (Amanpe), a mudança foi decidida em consenso com a Secretaria de Cultura do Recife.

Últimas notícias