Zona Sul

Sem fiscalização eletrônica, começa a funcionar Faixa Azul da Conselheiro Aguiar

Já no primeiro dia foram vistos carros e motos no corredor de ônibus

Do JC Trânsito
Cadastrado por
Do JC Trânsito
Publicado em 25/01/2016 às 8:44
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Já no primeiro dia foram vistos carros e motos no corredor de ônibus - FOTO: Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

A Faixa Azul da Avenida Conselheiro Aguiar, na Zona Sul do Recife, começou a funcionar na manhã desta segunda-feira (25) ainda sem fiscalização eletrônica para punir os condutores que invadirem o espaço exclusivo para o transporte público. Sem isso, já no primeiro dia carros e motos atrapalhavam o fluxo. Motoristas de ônibus que passaram pelo local reclamaram ainda que os veículos estão batendo nas árvores da via.

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) afirma essa faixa obedece aos padrões de largura das outras quatro já implantadas no Recife. Porém, como os coletivos estão atingindo as árvores, podendo provocar acidentes, serão identificados os pontos onde isso acontece para que a poda das plantas seja solicitada à Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). Ainda não há previsão para o serviço.

Essa Faixa Azul tem 5,8 quilômetros de extensão, desde o cruzamento com a Rua Barão de Souza Leão até a Avenida Antônio de Góes, na altura do Túnel Josué de Castro, o Túnel do Pina. Inicialmente, a fiscalização será feita apenas pelos agentes da CTTU. A previsão é que o equipamento seja monitorado eletronicamente ainda no primeiro semestre deste ano, mas a data não foi definida. O corredor funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h.

Quem estiver de carro ou de moto e for flagrado transitando pela Faixa Azul poderá ser multado em R$ 191,54 e receber sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), já que essa é uma infração gravíssima. Esses veículos só podem usar o corredor de ônibus para entrar à direita. No entanto, essa manhã veículos de passeio e fazendo descarga irregular já bloqueavam o fluxo, mesmo com a presença de representantes da Prefeitura do Recife e da CTTU para abrir a faixa. Táxis estão autorizados a trafegar por ela até março.

Trinta e nove linhas de ônibus passam pela Conselheiro Aguiar, transportando 145 mil passageiros diariamente. Junto com a da Domingos Ferreira, a previsão da CTTU é que essa Faixa Azul acabe beneficiando aproximadamente 500 mil pessoas.

O corredor foi viabilizado pela inauguração da pista leste da Via Mangue, na última quinta-feira (21), reduzindo o fluxo na Conselheiro Aguiar. Após a abertura da pista oeste, há um ano e meio, a da Domingos Ferreira começou a funcionar, aumentando a velocidade os ônibus em 118% - saiu de 11,5 km/h para 24 km/h.

Atualmente há faixas exclusivas de ônibus em cinco vias: além da mais nova, na Conselheiro Aguiar, Mascarenhas de Moraes, Engenheiro Domingos Ferreira, Cosme Viana e Real da Torre. A próxima será implantada na Avenida Recife, que liga a Zona Oeste à Zona Sul, mas ainda sem data confirmada.

Últimas notícias