Integração temporal

População desaprova mudanças nas linhas de ônibus da Avenida Caxangá

Esta segunda-feira (6) é o primeiro dia útil de mudança em quatro linhas

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 06/02/2017 às 10:36
JC Imagem
Esta segunda-feira (6) é o primeiro dia útil de mudança em quatro linhas - FOTO: JC Imagem
Leitura:

*Com informações da repórter Roberta Soares, do Jornal do Commercio e do blog De Olho no Trânsito

Quatro linhas que circulavam na Avenida Caxangá, na Zona Oeste do Recife, tiveram seus itinerários alterados no último sábado (4). Nesta segunda-feira (6), primeiro dia útil após a mudança, muitos usuários reclamaram e desaprovaram a novidade. As linhas 413 - Avenida do Forte, 415 - Sítio das Palmeiras, 423 - Engenho do Meio e 433 - Brasilit deixaram de circular pela Caxangá e os passageiros que estão indo para o Centro do Recife agora têm que fazer integração temporal com as estações de BRT da Avenida.

Para o aposentado Alexandre Oliveira da Silva, que é passageiro da linha 433 - Brasilit, a mudança foi negativa. "Eu vinha sentado na linha Brasilit, agora vou ter que pegar o BRT cheio e ir em pé até a cidade. Eu recebi o VEM (Vale Eletrônico Metropolitano) na associação de moradores na sexta. Eu achava melhor ir direto", relatou, em entrevista ao Jornal do Commercio. O passageiro Emerson Gomes concorda com Alexandre. "O grande problema é que antigamente tinha uma opção direta para a Conde da Boa Vista. Hoje, você vai ter que pegar três ônibus e fazer o deslocamento a pé, porque o BRT passa na Boa Vista, mas não para", acrescentou.

Para ele, a mudança também não ajudou na diminuição do engarrafamento na Avenida Caxangá. "Não adiantou. De todo jeiro você fica preso no engarrafamento. O atendimento à Cidade Universitária foi extinto, muita gente está se prejudicando", declarou. As alterações das linhas motivou um protesto, que ocorreu na última sexta-feira (3) no terminal de Engenho do Meio. "Vamos ter que pegar o Engenho do Meio, descer na Caxangá e pegar um BRT. Em seguida, vamos descer no Derby e pegar mais um para  Conde da Boa Vista. A mudança complicou muito", afirmou um dos organizadores do protesto, Fagner Góes.

Alterações

No próximo sábado (11), mais quatro linhas também sofrerão a mudança. São elas: 416 - Roda de Fogo, 421 - Torrões, 422 - Monsenhor Fabrício e 425 - Barbalho (Detran). Desta forma, os passageiros que quiserem ir para o Centro do Recife deverão desembarcar na Avenida Caxangá e, em no máximo duas horas, entrar em uma estação de BRT da Avenida, utilizando apenas uma passagem. As alterações só valem para quem utilizar o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM).

Últimas notícias