Mudanças

Mais quatro linhas de ônibus sofrem alterações neste sábado na Caxangá

Ao todo, oito linhas de ônibus tiveram suas operações modificadas

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 10/02/2017 às 11:15
Hélia Scheppa/Acervo JC Imagem
Ao todo, oito linhas de ônibus tiveram suas operações modificadas - FOTO: Hélia Scheppa/Acervo JC Imagem
Leitura:

A partir deste sábado (11), mais quatro linhas de ônibus que circulam na Avenida Caxangá, na Zona Oeste do Recife, terão suas operações alteradas e passarão a fazer integração temporal com as estação de BRT. As mudanças tiveram início no último sábado (4) e foram desaprovadas pelos usuários. Agora, é a vez das linhas 416 - Roda de Fogo, 421 - Torrões, 422 - Monsenhor Fabrício e 425 - Barbalho (Detran). 

Ao todo, oito linhas de ônibus sofrerão as alterações, o que impacta a vida de 27 mil passageiros por dia, de acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte. É importante lembrar que as mudanças só valem para quem utilizar o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). Os usuários das linhas que estiverem indo para o Centro do Recife terão que desembarcar na Avenida Caxangá e, em no máximo duas horas, entrar em uma estação de BRT do Corredor Leste-Oeste. No último sábado (4), as linhas 413 - Avenida do Forte, 415 - Sítio das Palmeiras, 423 - Engenho do Meio e 433 - Brasilit já tiveram suas operações alteradas. No primeiro dia útil após a mudança, na segunda-feira (6), muitos usuários reclamaram e desaprovaram a novidade.

Para o aposentado Alexandre Oliveira da Silva, que é passageiro da linha 433 - Brasilit, a mudança foi negativa. "Eu vinha sentado na linha Brasilit, agora vou ter que pegar o BRT cheio e ir em pé até a cidade. Eu recebi o VEM (Vale Eletrônico Metropolitano) na associação de moradores na sexta. Eu achava melhor ir direto", relatou, em entrevista ao Jornal do Commercio. O passageiro Emerson Gomes concorda com Alexandre. "O grande problema é que antigamente tinha uma opção direta para a Conde da Boa Vista. Hoje, você vai ter que pegar três ônibus e fazer o deslocamento a pé, porque o BRT passa na Boa Vista, mas não para", acrescentou.

Protesto

As alterações das linhas motivaram um protesto, que ocorreu na sexta-feira (3), no terminal de Engenho do Meio. "Vamos ter que pegar o Engenho do Meio, descer na Caxangá e pegar um BRT. Em seguida, vamos descer no Derby e pegar mais um para  Conde da Boa Vista. A mudança complicou muito", afirmou um dos organizadores do protesto, Fagner Góes.

Últimas notícias