Mobilidade

Carnaval 2017 terá Recife Antigo interditado e estacionamento grátis

Haverá também linha expressa especial e será permitida a livre circulação de táxis de quatro municípios da RMR

Do Jornal do Commercio JC Online com informações de Roberta Soares
Cadastrado por
Do Jornal do Commercio
JC Online com informações de Roberta Soares
Publicado em 15/02/2017 às 17:50
Acervo JC Imagem
Haverá também linha expressa especial e será permitida a livre circulação de táxis de quatro municípios da RMR - FOTO: Acervo JC Imagem
Leitura:

O período de Carnaval no Recife terá o clássico Expresso da Folia, estacionamento gratuito na Prefeitura, Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e Tribunal Regional Federal (TRF), quase todo o Bairro do Recife interditado para carros e livre circulação de táxis de Jaboatão dos Guararapes, Olinda e São Lourenço da Mata - todas cidades da Região Metropolitana. As medidas, que começarão a ser adotadas na próxima semana, foram anunciadas em coletiva realizada na tarde desta quarta-feira (15), no auditório do Centro de Artesanato, localizado no Centro da capital. A ideia é ajudar no trânsito e garantir a segurança viária durante a folia.

Galo da Madrugada

Maior bloco de Carnaval do mundo, segundo o Guiness Book, o Galo da Madrugada terá três etapas de intervenções no tráfego. A primeira é em virtude da montagem do Galo Gigante, o símbolo da festa, na Ponte Duarte Coelho. O local, bem como seus cruzamentos, será fechado a partir das 22h da quarta (22), seguindo isolado até o desmonte da estrutura, às 14h da Quarta-Feira de Cinzas. 

A segunda e terceira etapas atingirão outras ruas, onde ocorrem o desfile. A partir das 21h da sexta-feira (24), as ruas do Sol e Imperial e as avenidas Sul e Guararapes terão fluxo interrompido. Já às 5h do sábado (25), é a vez do sentido subúrbio/cidade da Avenida Engenheiro José Estelita ser interditado. Estas vias interditadas serão liberadas às 20h do Sábado de Zé Pereira.

Recife Antigo Interditado

Praticamente todo o Bairro do Recife ficará sem circulação de veículos. Com exceção do Cais do Apolo, todas as vias estarão interditadas. No caso dos motoristas que vão acessar ou o estacionamento público, na PCR, TRT e TRF, ou o estacionamento do Paço Alfândega, deverão utilizar a Ponte do Limoeiro ou a Ponte Giratória (12 de Setembro). No caso desta última, é preciso comprovar que você, motorista, está indo guardar seu veículo no Paço Alfândega. De resto, o acesso será vedado aos ônibus do Expresso da Folia e aos táxis. 

Expresso Folia

Como de costume há 16 anos, o Expresso da Folia terá duas versões. A primeira, exclusiva para o Galo da Madrugada, ficará disponível entre 7h e 17h40 do sábado (25), contando com 25 ônibus que sairão dos shoppings RioMar, no Pina; Recife, em Boa Viagem; Plaza, em Casa Forte; e Tacaruna, em Santo Amaro. Quem vier do RioMar e do Recife, irá descer no Cais Santa Rita, em frente ao Mercado das Flores. Já quem vem do Tacaruna e do Plaza, descerá na Avenida Martins de Barros. 

A segunda versão, tradicional, contará com 28 veículos saindo destes mesmos quatro shoppings. O funcionamento, no sábado (25), será das 18h até 5h; de domingo (26) até a Terça-Feira Gorda (28) de 15h às 5h. O público que vier dos shoppings Recife e RioMar irão descembarcar na Rua Madre de Deus. Os que vierem do Plaza e do Tacaruna, no Cais do Apolo.

Importante ressaltar que o retorno deve ser feito no mesmo lugar que a pessoa chegou ao local. O Expresso da Folia custa R$ 8,00. O passageiro que estiver utilizando deste serviço receberá uma pulseira, para poder ser identificado e ter garantido o seu acesso ao serviço.

Estacionamento grátis

As sedes da Prefeitura do Recife, Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e do Tribunal Regional Federal (TRF), localizadas no Cais do Apolo, terão vagas de estacionamento disponibilizadas gratuitamente ao folião. Os locais ficarão disponíveis na sexta (24) a partir das 18h às 4h e do Sábado de Zé Pereira (25) até a terça (28) de 12h até 4h.

Cerca de 1,8 mil vagas, para automóveis, motos e bicicletas, serão disponibilizadas. No caso dos ciclistas, importante que se leve cadeado por segurança. A Prefeitura, para auxiliar no deslocamento, colocará vans de 10 em 10 minutos para levar o público dos estacionamentos até a Rua do Observatório, onde fica a Arena Gastronômica do Carnaval. 

Táxi e Uber

Os táxis de Jaboatão dos Guararapes, Olinda e São Lourenço da Mata poderão circular livremente no Recife entre as 18h da sexta (24) até o meio dia da quarta (1º de março). A expectativa é que a frota seja reforçada. O serviço de Uber também está liberado, com amparo na liminar concedida em outubro de 2016.

Últimas notícias