Transporte

Mais duas linhas deixam de circular com cobrador no Grande Recife

Mais de 13 linhas já circulam somente aceitando o VEM (Vale Eletrônico Metropolitano) na RMR

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 29/03/2017 às 20:18
Sérgio Bernardo/JC Imagem
Mais de 13 linhas já circulam somente aceitando o VEM (Vale Eletrônico Metropolitano) na RMR - FOTO: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Leitura:

As linhas 330 - CDU/Casa Amarela e 621 - Alto Treze de Maio deixaram, esta semana, de circular com cobrador. Com isso, mais de 13 linhas já circulam na Região Metropolitana do Recife apenas aceitando o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) no embarque. A medida desagrada o Sindicato dos Rodoviários, que já chegou até mesmo a protestar contra o expediente. Recentemente, a linha 072 - Candeias (Opcional) já havia deixado de ter a tradicional figura em suas viagens.

Outras linhas

No dia 1º de março, as linhas são 042 Aeroporto (Opcional) e 053 - Shopping RioMar (Opcional) passaram a rodar sem cobradores. Nestas linhas, o pagamento da passagem só pode ser feito com os cartões VEM trabalhador e comum. Juntas, as duas transportam 3.600 passageiros diariamente, sendo 3 mil na Aeroporto (Opcional) e 600 na Shopping RioMar (Opcional). Destes usuários, 1.600 ainda faziam o pagamento em dinheiro, anteriormente à mudança.

No último dia 12, outras seis linhas também tiveram seus cobradores retirados e passaram a aceitar o pagamento da passagem com o VEM trabalhador, estudante, livre acesso e comum. São elas: 204 - Loteamento Jiquiá/TI Santa Luzia, 222 - Jardim Uchôa, 242 - Pacheco (Floresta), 412 - San Martin (Largo da Paz), 424 - CDU/Torrões (San Martin) e 812 – Sítio Novo (Av. Norte).

Em julho do ano passado, a linha 901 - TI Abreu e Lima/TI Macaxeira começou a rodar sem cobradores, afetando cerca de 6 mil usuários. Na época, o Grande Recife Consórcio de Transporte argumentou que o objetivo da retirada dos cobradores e o pagamento exclusivo pelo VEM tinha como objetivo avaliar se a redução de circulação de dinheiro nos coletivos acarretaria a diminuição do número de assaltos. Além dela, a linha 2490 - TI Camaragibe/TI Macaxeira roda sem cobradores desde 2015; as 060 - TI Tancredo Neves/TI Macaxeira e 2040 - CDU/Boa Viagem/Caxangá, desde 2016 e a 139 - TI Cabo/TI Cajueiro Seco passou a rodar sem os profissionais no início de 2017.

Medida de segurança

Em debate ocorrido no último dia 6 de março, na Rádio Jornal, o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Público de Passageiros (Urbana-PE), Fernando Bandeira, declarou que a retirada do dinheiro nas linhas de baixa demanda também é uma das medidas na prevenção aos constantes assaltos.

"Estamos trabalhando para que a bilhetagem eletrônica funcione de uma maneira que a gente retire o dinheiro a bordo dos ônibus. Nas linhas de baixa demanda, estamos promovendo os cobradores", relatou o presidente. Questionado sobre o alvo dos assaltos, Bandeira comentou que a renda dos coletivos também é levada com frequência. "Eles (os assaltantes) vão para o dinheiro do cobrador. Há alguns casos que eles assaltam também nosso cliente. Por isto estamos colocando câmeras, botão do pânico... são formas que estamos encontrando para proteger nossos passageiros", acrescentou.

Protesto

No dia 24 de março, membros do Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco foram às ruas para protestar contra a retirada dos cobradores e o crescente número de assaltos ocorridos nos ônibus da RMR. A categoria estacionou os ônibus na Avenida Guararapes, na Rua do Sol, na Avenida Conde da Boa Vista e a na Ponte Duarte Coelho, todos no Centro do Recife.

Últimas notícias