Incerteza

Rodoviários decidem nesta quinta se aderem à greve geral

Participação da classe ainda é dúvida

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 28/06/2017 às 15:35
Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Participação da classe ainda é dúvida - FOTO: Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Leitura:

O Sindicato dos Rodoviários de Recife e RMR (STTREPE) deixou para decidir nesta quinta-feira (29) se vai ou não aderir à greve geral de sexta (30) - o movimento contra as reformas propostas pelo governo Michel Temer (PMDB). A assembleia que decidirá a questão acontecerá na sede do sindicato, no bairro de Santo Amaro, Centro da capital. 

Também na mesma reunião, a classe decidirá os rumos da campanha de reajuste salarial. Nesta quarta (28), eles se reuniram com o sindicato que representa as empresas de ônibus (Urbana-PE) na Superintendência da Delegacia Regional do Trabalho (SDRT), no bairro do Espinheiro, Zona Norte. A proposta final do STTREPE são reajustes de 7% no piso salarial e 25% no ticket alimentação. 

Na última paralisação geral, ocorrida em 28 de abril, os ônibus ficaram sem circular, mesmo diante da decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT), determinando que 50% da frota circulasse nos horários de pico e 30% nos demais horários.

Sem metrô

Os metroviários decidiram nessa terça (27) aderir ao movimento. A categoria vai cruzar os braços durante todo o dia. Até a publicação desta matéria, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) ainda não havia definido nenhum esquema especial.

Greve geral

Organizada por centrais sindicais e movimentos sociais, a greve geral desta sexta acontece em protesto contra a Reforma Trabalhista, a Reforma da Previdência, pela revogação da Lei da Terceirização e contra o governo do presidente Michel Temer (PMDB). Ao JC, o presidente da Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE), Carlos Veras, comentou: "Nosso objetivo é enterramos essas duas reformas, e por esse motivo, continuamos em luta. No dia 30 de junho, teremos ocupações de rua, paralisações e atos públicos”.

O ato será as 15h, na Praça do Derby, Centro do Recife, seguindo pela Avenida Conde da Boa Vista. Durante a concentração, haverá também o "Arraial da Greve Geral", com a presença de uma banda de forró. Outras cidades do Estado, como Caruaru, Petrolina e Ouricuri, no Agreste, também vão participar da paralisação.

Últimas notícias