Projeto de Lei

Câmara descarta punição a motorista que dirija com passageiro bêbado

''Não parece razoável criar uma punição. Nem sempre o motorista é proprietário do veículo'', disse o relator Hugo Leal (PSB-RJ)

Agência Câmara Notícias
Cadastrado por
Agência Câmara Notícias
Publicado em 06/07/2017 às 16:54
Foto: Igo Bione/Acervo JC Imagem
''Não parece razoável criar uma punição. Nem sempre o motorista é proprietário do veículo'', disse o relator Hugo Leal (PSB-RJ) - FOTO: Foto: Igo Bione/Acervo JC Imagem
Leitura:

A Comissão de Viação e Transportes rejeitou projeto de lei do deputado Flavinho (PSB-SP), que proibia que o motorista conduzisse, ao seu lado, passageiro alcoolizado. O texto, que considerava o ato como infração gravíssima, passível de multa e retenção do veículo, foi arquivado nessa quinta-feira (6) pela comissão.

A proposta foi relatada pelo deputado Hugo Leal (PSB-RJ), que recomendou a rejeição. “Não nos parece razoável criar uma punição para o condutor no caso de pessoas que ingerem bebidas alcoólicas, pois nem sempre ele é o proprietário do veículo, bem como nem sempre ele terá condições de intervir nas ações dos passageiros”, disse.

Questionamento

Ele descartou o argumento do autor da proposta de que passageiro alcoolizado, e sentado ao do motorista, pode interferir na condução do veículo. “Se aceitarmos esse pressuposto, seríamos levados a questionar, também, o possível efeito deletério, para a segurança do trânsito, de três pessoas embriagadas, juntas, no banco de trás do veículo”, afirmou.

Além do PL 4380, o relator recomendou a rejeição do projeto que tramitava apensado (PL 6795/17), do deputado Lucio Mosquini (PMDB-RO), que também foi arquivado.

Últimas notícias