SUSTENTABILIDADE

Parque Dois Irmãos ganha loja de artesanato reciclável

Iniciativa é fruto do projeto Artesãs do Parque, que capacitou 40 mulheres de seis comunidades no entorno do parque

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 24/10/2015 às 9:00
Foto: divulgação
Iniciativa é fruto do projeto Artesãs do Parque, que capacitou 40 mulheres de seis comunidades no entorno do parque - FOTO: Foto: divulgação
Leitura:

Preservar a mata atlântica e engajar aqueles vivem no seu entorno. Foi pensando dessa forma que a Associação Parque Dois Irmãos inaugura neste sábado (24) uma loja de artesanato reciclável que é fruto do projeto Artesãs do Parque. A iniciativa, que teve início em 2014, capacitou 40 mulheres de seis comunidades vizinhas do Parque para a confecção de produtos a partir do reuso de itens como garrafas PET, papel e retalhos de pano. 

Idealizado pela bióloga Marina Falcão, o projeto ensinou sobre conscientização e sensibilização ambiental e gerou emprego e renda, aproximando os moradores do parque estadual. “Dentro das famílias, as mulheres são tidas como replicadoras de conceitos de educação ambiental e, por meio delas, estabelecemos uma relação de parceria. Agora, o Parque Dois Irmãos e as comunidades do entorno estão unidas em prol de um mesmo objetivo, que é a conservação da mata”, considera.

Utilizando o conceito da economia solidária, o projeto incluiu oficinas de artesanato e gestão de negócios e mudou a vida de muitas mulheres. “O Artesãs do Parque nos fez entender a necessidade de proteger nossa mata, sobre como viver de modo sustentável. O lado social e econômico também foram levados em conta, discutimos o papel da mulher na sociedade e aprendemos uma nova profissão. Hoje, vendo artesanato para pessoas próximas, aumentando a renda. Com a lojinha do Parque, só tende a melhorar”, avalia a dona de casa e artesã Marinalva Paula da Silva, 48 anos.

Para o gestor do Parque Dois Irmãos, George Rêgo, a iniciativa materializa o lado socioambiental do espaço, que até então era focado apenas na fauna e flora. “O Parque conta os pilares social, ambiental e o econômico. E a iniciativa lembra dessa nossa união com a comunidade que vive no entorno”, afirma, destacando o papel dos moradores da área para a preservação do Parque Dois Irmãos, que é uma Unidade de Conservação de mata atlântica com 384 hectare.

O Artesãs do Parque foi selecionado entre 130 propostas de todo o País para receber o patrocínio da Petrobras através do programa Socioambiental em 2013. A parceria, no entanto, termina neste ano e a Associação Parque Dois Irmãos está em busca de novos colaboradores para dar continuidade ao projeto em 2016. “O sucesso da iniciativa já é uma realidade, mas esperamos ampliar e ajudar mais e mais mulheres”, salienta Marina.

Últimas notícias