Chuvas

Chuvas já deixam quase 45 mil desabrigados e desalojados em Pernambuco

Segundo Defesa Civil, são 23 municípios afetados pelas chuvas

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 29/05/2017 às 19:16
Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Segundo Defesa Civil, são 23 municípios afetados pelas chuvas - FOTO: Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Leitura:

A Defesa Civil de Pernambuco atualizou o número de vítimas afetadas pelas fortes chuvas que atingem a Mata Sul do Estado desde a última quinta-feira (25). De acordo com o novo balanço divulgado no início da noite desta segunda-feira (29), já são 42.145 desalojados e 2.656 desabrigados em 23 municípios da região. Segundo o órgão, os municípios em situação mais crítica são Rio Formoso, distante 88km do Recife, e Belém de Maria, a 157km da capital.

Além do grande número de desabrigados e desalojados, as chuvas deixaram ao menos dois mortos em Lagoa dos Gatos, no Agreste, e outras duas ainda são procuradas em Caruaru, na mesma região. Na noite desta segunda, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, voltou a reunir todo o secretariado estadual no comitê de crise, no Palácio do Campo das Princesas, onde deve apresentar o novo balanço parcial das chuvas.

 

História

Em outras vezes, o Recife foi invadido pelas águas; teve 80% do território coberto por água ou viveu um dia de confusão por conta de boatos envolvendo catástrofes. A própria Zona da Mata Sul já foi palco da destruição provocada pela falta de infraestrutura para enfrentar a cheia do Rio Una. De 1966 a 2017, vidas foram perdidas, obras foram anunciadas e a sensação de insegurança permanece. Relembre, na linha do tempo, as piores cheias que já atingiram Pernambuco:

Veja os municípios que estão em estado de calamidade:

Amaraji
Água Preta
Barra de Gaubiraba
Barreiros
Belém de Maria
Catende
Caruaru
Cortês
Jaqueira
Maraial
Palmares
Ribeirão
Rio Formoso
São Benedito do Sul
Gameleira

Solidariedade

Entidades da sociedade civil em várias cidades estão se mobilizando para ajudar as vítimas das chuvas na Mata Sul e no Agreste. No Recife, por exemplo, a OAB está recebendo donativos. Já em Caruaru, as doações podem ser feitas na sede da Prefeitura Municipal.

Últimas notícias