Segurança

SDS reforça segurança em Caruaru para o São João

Ao todo, mais de 13 mil policiais atuarão nos quatro principais polos juninos e bairros da cidade

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 31/05/2017 às 15:41
Foto: JC Imagem
Ao todo, mais de 13 mil policiais atuarão nos quatro principais polos juninos e bairros da cidade - FOTO: Foto: JC Imagem
Leitura:

A promessa da Secretaria de Defesa Social é de que a cidade de Caruaru terá sua segurança reforçada no período de 3 a 29 de junho, quando acontece o São João mais tradicional do Estado, conhecido em todo o País. Ao todo, 13.115 postos de trabalhos serão ocupados por policiais das quatro instituições de segurança: Polícias Militar, Civil e Científica, além dos Bombeiros). Eles estarão garantindo a ordem e a tranquilidade nos polos do Pátio de Eventos, Estação Ferroviária, Alto do Moura e Comidas Gigantes, além de atuarem nos bairros do centro e zona rural da capital do Agreste.

“Fizemos um planejamento para garantir, aos caruaruenses e seus visitantes, um São João de paz. Vale ressaltar que já realizamos, este ano, operações importantes na cidade e região do Agreste, a exemplo da Força no Foco e Rondas Ostensivas de Natureza Extraordinária (Rone), retirando de circulação integrantes de grupos de extermínio, tráfico de drogas e crime organizado”, afirmou o secretário de defesa Social, Angelo Gioia.

Pela Polícia Civil, estão escalados para o trabalho 60 delegados, 305 agentes de polícia, 30 escrivães e 15 motoristas. Três delegacias irão funcionar em esquema de plantão

Polícia Militar

Dentro do plano de segurança, a PM está ocupando 11.995 postos de trabalho ou lançamentos. Em sua atuação, a corporação contará com o apoio de uma Plataforma de Observação Elevada (POE), com 14 câmeras de videomonitoramento, a uma altura de 15 metros. A plataforma ficará, prioritariamente, no pátio, o maior polo, mas poderá ser deslocada para outros pontos. Também no Pátio de Eventos, será instalado um Centro de Comando e Controle Móvel (CICCM), no qual as forças de segurança da SDS, prefeitura, Samu, DER e outros órgãos coordenarão, de forma integrada, as operações.

Polícia Civil

Pela Polícia Civil, estão escalados para o trabalho 60 delegados, 305 agentes de polícia, 30 escrivães e 15 motoristas. Três delegacias irão funcionar em esquema de plantão. Durante a programação do Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, uma delegacia será montada no prédio Central da Fundação de Cultura e Turismo da cidade, localizado dentro do polo do Forró, para registrar as ocorrências, lavrar procedimentos e orientar preventivamente a população. A Delegacia Seccional de Caruaru, no bairro da Boa Vista II, estará funcionando 24 horas, assim como a Delegacia da Mulher (DPMUL), no bairro de São Francisco, que estará pronta para atender as queixas de violência doméstica/familiar em qualquer horário. Além das delegacias fixas, o ônibus da Polícia Civil estará estacionado no Alto do Moura para atender a população no dia 11 de junho e no final de semana de São João (23, 24 e 25/06).

Bombeiros

Os bombeiros, que começaram seu trabalho com mais antecedência, vistoriando camarotes e estabelecimentos comerciais, estarão presentes na cidade com 648 lançamentos. O CBMPE contará ainda com uma estrutura de 1 posto de comando, 1 auto bomba tanque, 2 veículos de autorresgate, 1 ônibus e 5 plataformas elevadas. A Polícia Científica, por sua vez, escalou, para o período das festas, 62 profissionais (entre peritos criminais, auxiliares, papiloscopistas, médicos legistas e auxiliares), para atuação no Juizado do Forró, IML, IC e CICCM.

Últimas notícias