TRÁFICO INTERNACIONAL

Mulher é presa com três quilos de metanfetamina no aeroporto do Recife

A passageira foi conduzida para a Colônia Penal Feminina do Recife

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 24/07/2017 às 15:14
Foto: Divulgação/Polícia Federal
A passageira foi conduzida para a Colônia Penal Feminina do Recife - FOTO: Foto: Divulgação/Polícia Federal
Leitura:

A Polícia Federal (PF) em Pernambuco prendeu em flagrante no Aeroporto Internacional dos Guararapes – Gilberto Freyre a passageira Itelvina Paula Silva Ramos, de 27 anos, natural de Goiânia (GO), com três quilos de metanfetamina (droga da mesma categoria que a cocaína). A prisão ocorreu depois que fiscais da Receita Federal selecionaram a mala de Itelvina para passar pelo aparelho de raios "X", onde foram identificadas duas imagens de formato quadrado, compatíveis com droga.

De acordo com a PF, a mulher, que já tem passagem pela polícia pelo porte de armas e drogas, desembarcou no aeroporto na noite do sábado (22) em um voo vindo de Portugal. Após uma revista na bagagem, o entorpecente encontrado foi submetido a exame preliminar que deu positivo para metanfetamina. Em seguida, Itelvina recebeu voz de prisão e foi encaminhada para a Superintendência da Polícia Federal, no Bairro do Recife, onde foi autuada por tráfico internacional de entorpecentes e, caso seja condenada, poderá pegar penas que variam de 5 a 20 anos de reclusão. Além da droga também foram apreendidos cartão de embarque, passaporte e um aparelho celular.

Em interrogatório, a mulher apenas informou que pegou a droga em Lisboa, Portugal, e que escolheu desembarcar no Recife em razão da viagem ser mais rápida, porém não disse o destino final do entorpecente ou deu informações sobre as pessoas que a aliciaram para buscar o material ilícito na Europa.

Após autuação, Itelvina realizou enxames no Instituto de Medicina Legal (IML), passou por audiência de custódia, na qual foi determinada sua prisão preventiva e, em seguida, conduzida à Colonia Penal Feminina, onde ficará a disposição da Justiça Federal em Pernambuco.

Entorpecente

A metanfetamina, também conhecida como cristal, é uma droga ilícita produzida na Europa, mas principalmente no Afeganistão (Ásia). Os usuários fazem uso desta substância cheirando, fumando ou injetando com seringas. Os efeitos desta droga geralmente duram cerca de 6 a 8 horas, mas podem durar até 24 horas. Provoca danos terríveis à saúde como perda de memória, agressão, comportamento psicótico, danos coronários e cerebrais potenciais. A metanfetamina causa dependência extrema e tão devastadora que só pode ser aliviada ao tomar mais da droga. O efeito da metanfetamina é altamente concentrado e muitos usuários dizem ter ficado viciados apenas na primeira vez que a usaram.

Apreensões

Esta é a 6ª apreensão de drogas neste ano no Aeroporto dos Guararapes. Até agora foram realizadas sete prisões (três homens e quatro mulheres) e apreensão de 15,7Kg de cocaína, 43Kg de Skunk, 5,5Kg de Haxixe e 3Kg de metanfetamina.

Últimas notícias