GRANDE RECIFE

Tumulto deixa internos feridos na Funase de Abreu e Lima

Cinco adolescentes foram socorridos para a UPA de Paulista

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 15/09/2017 às 14:04
Foto: JC Imagem
Cinco adolescentes foram socorridos para a UPA de Paulista - FOTO: Foto: JC Imagem
Leitura:

Um tumulto na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) de Abreu e Lima, no Grande Recife, deixou adolescentes feridos no início da tarde desta sexta-feira (15). O 17º Batalhão da Polícia Militar (BPM) informou que teria ocorrido uma tentativa de fuga em massa pelos fundos da unidade. Dez adolescentes ficaram feridos e cinco foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paulista, também na Região Metropolitana do Recife. Funcionários do local conseguiram sair da unidade ilesos.

Os internos atiraram pedras contra o efetivo policial e bombas de efeito moral foram jogadas pelo helicóptero da Polícia Militar (PM) para conter o tumulto. Além disso, os adolescentes atearam fogo em colchões em um corredor próximo ao refeitório do centro socioeducativo, sendo necessária a ação dos bombeiros para evitar maiores danos.

Além dos agentes do 17º BPM e do Corpo de Bombeiros, o Batalhão de Choque, o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e o Grupo de Apoio Tático e Itinerante (GATI) cercaram a unidade durante o tumulto, que foi controlado por volta das 14h. Familiares dos internos também compareceram ao local na tentativa de buscar informações sobre os adolescentes.

Em nota, a assessoria de comunicação da Funase informou que o motivo do tumulto tenha sido provocado por brigas entre grupos rivais. Não foram registradas fugas e o efetivo policial deverá fazer uma vistoria na unidade de Abre e Lima para encontrar materiais ilícitos.

Confira a íntegra da nota:

"A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) esclarece que, por volta do meio dia, foi registrado um tumulto no Case Abreu e Lima. O fato se deu devido a uma briga entre grupos rivais. Quatro adolescentes, com ferimentos leves, foram encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paulista e estão bem. Não houve registros de fugas e nem de reféns. A Gerência de Segurança e a Corregedoria da Funase estiveram a todo momento dentro da unidade, tomando as providências necessárias. A ocorrência contou com o apoio imediato dos homens do 17º Batalhão de Polícia Militar, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), da Rádio Patrulha, da Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE) e do Batalhão de Polícia de Choque, além do Batalhão de Guarda, do helicóptero da Secretaria de Defesa Social (SDS) e do apoio do Centro de Reeducação da PM (Creed). A situação está sob controle. Por meio de sua Corregedoria, a Funase abrirá uma Sindicância que vai apurar as causas e responsabilidades do tumulto."

Violência

As unidades de internação da Fundação de Atendimento Socioeducativo registraram grande violência nas últimas rebeliões. Os homicídios praticados na Funase chocam pela brutalidade. Em alguns casos, adolescentes mortos com pauladas, pedradas e espancamento tiveram os corpos decapitados ou queimados. De janeiro de 2012 a agosto deste ano, 29 internos foram assassinados, e Pernambuco lidera este ranking no país.

Superlotação

Para o Centro Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente de Pernambuco (Ceaca/PE) a situação na Funase de Abreu e Lima é de emergência e está agravada principalmente pela superlotação. Uma resolução do órgão foi publicada no Diário Oficial na quarta-feira (6) para resolver a situação dentro de 30 dias, sob pena de o Estado sofrer uma ação civil pública e responder à Justiça.

Últimas notícias