Crise na Funase

Funase de Abreu e Lima registra mais um tumulto nesta terça-feira

É o segundo motim em menos de uma semana na unidade. Na semana passada, 10 menores ficaram feridos durante uma tentativa de fuga

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 19/09/2017 às 9:51
Foto: JC Imagem
É o segundo motim em menos de uma semana na unidade. Na semana passada, 10 menores ficaram feridos durante uma tentativa de fuga - FOTO: Foto: JC Imagem
Leitura:

Um tumulto provocado por brigas entre grupos rivais foi registrado na manhã desta terça-feira (19) na unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Equipes do Corpo de Bombeiros e do Batalhão de Choque foram acionadas para controlar o tumulto. Ao todo, seis adolescentes, com ferimentos leves, foram levados para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Igarassu, onde foram atendidos e passam bem. Este é o segundo motim na unidade em menos de uma semana.

O motim começou por volta de 8h30. De acordo com o Batalhão de Choque da Polícia Militar que foi ao local não há registro de fogo dentro da unidade, mas os bombeiros foram acionados preventivamente. Procurada, a assessoria de imprensa da Funase disse que o Batalhão de Guarda e homens do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) atuaram no motim. 

Segundo a Funase, "durante toda a manhã, o Secretário de Desenvolvimento Social Criança e Juventude, Roberto Franca, a Diretora-Presidente da Funase, Nadja Alencar, e a Gerência de Segurança da instituição estiveram no Case tomando todas as providências necessárias. Por meio de sua Corregedoria, a Funase abrirá uma Sindicância que vai apurar as causas e responsabilidades do tumulto".

Crise na Funase

Unidades da Funase têm registrado recorrentes rebeliões com mortes desde o ano passado. Os internos reclamam de falta de estrutura, superlotação e falta de incentivos para ressocialização. A unidade de Abreu e Lima, por exemplo, registrou um motim na sexta-feira da semana passada, dia 15. Na ocorrência, 10 adolescentes ficaram feridos e cinco foram encaminhados para a UPA de Paulista.

Últimas notícias