CRIME

Fiscalização prende mais cinco por receptação de cobre em Olinda

Em um dos ferros velhos foram apreendidos 14 quilos de fios de cobre, roubados de postes

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 19/07/2018 às 16:05
Foto: Ray Evllyn/SJDH
Em um dos ferros velhos foram apreendidos 14 quilos de fios de cobre, roubados de postes - FOTO: Foto: Ray Evllyn/SJDH
Leitura:

Mais cinco pessoas foram presas por receptação de fios de cobres roubados. Eles foram autuados na manhã desta quinta-feira (19), em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, após fiscais da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos (SJDH), Procon de Pernambuco e agentes das polícias Civil e Militar, darem continuidade à fiscalização nos ferros velhos.

De acordo com o delegado do Varadouro, Vinícius Oliveira, se condenados pelo crime de receptação dolosa qualificada, os três homens e as duas mulheres autuadas poderão pegar até oito anos de prisão. O grupo foi encaminhado às delegacias do Varadouro e de Peixinhos, no mesmo município.

A operação desta quinta-feira iniciou às 6h, e percorreu por oito estabelecimentos nos bairro de Peixinhos, Ouro Preto, Jardim Brasil, Guadalupe e Fragoso, todos na cidade de Olinda. Em um dos locais foram encontrados 14 quilos de fios de cobre. A ação, que iniciou na terça-feira (17), já soma a inspeção em 20 ferros velhos e 10 suspeitos presos. “Até o final deste mês intensificaremos as inspeções com muito rigor para evitar que esses transtornos prejudiquem ainda mais pernambucanos” garante o secretário Pedro Eurico.

“Aqueles que praticam o furto são, em sua maioria, viciados em drogas, que também deverão ser investigados pela polícia. A intenção da operação é bloquear os receptores para quebrar esse ciclo delituoso” acrescenta Eurico.

As buscas iniciaram após a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) denunciar à SDJH e ao Procon-PE que recebeu quase 1.400 queixas de usuários prejudicados no Estado pela falha na prestação dos serviços.  Ainda de acordo com a Anatel, as equipes de inteligência das operadoras apuraram que a dificuldade no atendimento é oriunda da prática criminosa.

Durante a operação, os técnicos das operadoras de telefonia colaboraram identificando os materiais apreendidos. As fiscalizações seguirão com a atuação de todos os órgãos envolvidos por todo o mês de julho, com o objetivo de coibir a ação criminosa.

Outra apreensão

Cinco pessoas foram presas, na terça-feira (17), suspeitas de furto de energia e receptação de fios de cobre, roubados dos postes de propriedade da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). A ação inspecionou 12 ferros-velhos, nos bairros de Afogados e São José, no Recife, onde foram encontradas irregularidades.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Justiça de Pernambuco, os suspeitos foram encaminhados à delegacia de Afogados, por receptação e furto de energia. Eles deverão passar por audiência de custódia. Duas baterias tombadas pela Anatel também foram recuperadas durante a operação.

Últimas notícias