Prevenção

Dia de Luta contra a Hanseníase é lembrado com mutirão no Grande Recife

Ação passa por sete cidade e começa nesta terça-feira (27)

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 27/01/2015 às 9:11
Foto: Divulgação/Secretaria Estadual de Saúde
Ação passa por sete cidade e começa nesta terça-feira (27) - FOTO: Foto: Divulgação/Secretaria Estadual de Saúde
Leitura:

Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase, que acontece sempre no último domingo de janeiro, a Secretaria Estadual de Saúde promove um mutirão para detectar novos casos da doença em sete cidades da Região Metropolitana do Recife. Para chamar a atenção sobre o tema e ampliar o diagnóstico, serão promovidas também atividades de educação em saúde para população. A ação tem início em Paulista nesta terça-feira (27), e segue por Recife, Camaragibe, Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes e Olinda.

O ônibus da 'Prevenção para Tod@s' ficará das 8h30 às 13h desta terça, na Praça João Pessoa, no Centro de Paulista. Na quarta (28), os recifenses serão atendidos no Pátio do Carmo, das 9h às 16h. Já na sexta (30), a população de Camaragibe recebe, em frente à Prefeitura, das 8h30 às 13h, a equipe de profissionais para o atendimento ao público. 

A ação segue pelo mês de fevereiro. No dia 3 será a vez de Ipojuca, no Distrito de Camela, das 8h30 às 13h. O atendimento chega ao Cabo de Santo Agostinho (04), na Praça de Ponte dos Carvalhos, das 8h30 às 13h. Em Jaboatão dos Guararapes (05), das 8h30 às 13h. Já em Olinda (06/02), o ônibus ficará em Caixa D'água, das 9h às 15h.

Participarão da ação médicos dermatologistas, enfermeiros, equipe das coordenações estaduais e municipais de hanseníase, entre outros profissionais que serão mobilizados nas unidades básicas de saúde dos municípios. "O atendimento, realizado pelas equipes de saúde, será itinerante e o ônibus montará sua estrutura nesses municípios, nos locais previamente selecionados", explica a coordenadora estadual do Programa de Controle da Hanseníase, Raissa Alencar.

De acordo com a Secretaria de Saúde, em 2011, foram registrados 2.649 novos casos na detecção geral, sendo 286 casos em menores de 15 anos. Do total, 81% se curaram. Já em 2012, houve uma discreta redução, atingindo 2.561 casos novos na detecção geral e 263 casos em menores de 15 anos, com 82,3% de cura. No ano de 2013, o número de casos voltou a subir, sendo 2.604 casos novos. Nos menores de 15 anos, foram 285 casos novos. A cura atingida em 2013 foi de 81,2%. Dados do ano passado revelam que Pernambuco teve 2.007 casos novos de hanseníase.

“Os principais obstáculos para a erradicação da hanseníase no país são o preconceito, a dificuldade de acesso a postos de saúde de pessoas que vivem em comunidades mais carentes e a falta de preparo de profissionais de saúde para lidar com a doença”, pontua a coordenadora estadual do Programa.

DOENÇA – A hanseníase é uma doença infecciosa transmitida pela pessoa doente para uma sadia pelo contínuo contato. Ela é transmitida pelo bacilo M. leprae, bactéria que ataca o sistema nervoso periférico e provoca alterações de sensibilidade ao frio/calor, ao tato e à dor. A doença também pode evoluir para perda de força muscular das mãos, pés e olhos.

O tratamento é gratuito, padronizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde (MS), constituída pelos medicamentos: rifampicina, dapsona e clofazimina. É realizada nos postos de saúde, necessitando que o paciente compareça à unidade uma vez por mês para tomar a medicação (dose supervisionada). O restante dos remédios o paciente toma em casa.

Apenas os casos mais graves e com complicações deverão ser atendidos em unidades de referência. O Hospital Otávio de Freitas (HOF), no bairro de Tejipió, Zona Oeste do Recife, e o Hospital Geral da Mirueira, em Paulista, são referências secundárias estaduais no atendimento aos pacientes de hanseníase em Pernambuco. O Imip é a referência terciária. Se não tratada precocemente, a doença pode causar incapacidades ou deformidades no corpo.

Últimas notícias