Saúde

Recife recebe ações de enfrentamento à tuberculose no mês alusivo à doença

Iniciativa é uma oportunidade de desmistificar preconceitos, levando as pessoas a buscarem tratamento

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 28/03/2016 às 12:35
Foto:  Guga Matos/ JC Imagem
Iniciativa é uma oportunidade de desmistificar preconceitos, levando as pessoas a buscarem tratamento - FOTO: Foto: Guga Matos/ JC Imagem
Leitura:

No Dia D de Combate à Tuberculose, celebrado nesta terça-feira (29), o Centro Comunitário da Paz Governador Eduardo Campos (Compaz), no Alto Santa Terezinha, Zona Norte do Recife, recebe uma ação especial. Das 8h às 13h, a população receberá orientações gerais sobre a doença através de palestras, esquetes, distribuição de material educativo, coleta de escarro dos sintomáticos respiratórios (SR) e testagem rápida para HIV.

A iniciativa é uma oportunidade de desmistificar preconceitos, levando as pessoas a buscarem tratamento. “A tuberculose é um sério problema de saúde pública no Brasil e a busca dos Sintomáticos Respiratórios constitui uma importante estratégia para identificação precoce dos casos novos e interrupção da cadeia de transmissão, a partir da realização do tratamento”, pontua a coordenadora do Programa de Tuberculose do Recife, Silvana Lira.

Nesta segunda-feira (28), a Secretaria de Saúde do Recife promoveu as oficinas 'Manejo da Tuberculose' e 'Ações de Controle da Tuberculose'. A ação foi voltada para os profissionais de saúde da atenção básica e mental e técnicos da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas.

A Campanha de Enfrentamento à Tuberculose acontece ainda nas unidades de saúde, com a busca ativa dos sintomáticos respiratórios e de educação em saúde para população em geral, favorecendo o diagnóstico precoce da tuberculose e propiciando acesso ao tratamento em tempo hábil.

Confira abaixo o quadro com número de casos novos de Tuberculose, nº de abandonos e de óbitos de residentes de Recife, de 2014 a 2016¹

Fonte: Sesau Recife/Sevs/Gevepi/Sinan e SIM

Nota¹: Dados provisórios sujeitos à alteração, base de dados de 22/03/2016.

Nota²: Nº de casos novos referente ao período de janeiro a dezembro de 2015 e nº de abandono referente aos casos diagnosticados no período da coorte de janeiro a agosto de 2015, ou seja, os casos de setembro a dezembro de 2015 ainda se encontram em tratamento.

Nota3: O tratamento para tuberculose tem duração de 6 meses, logo todos os casos novos de 2016, ainda estão em tratamento. O banco de dados sobre mortalidade encontra-se em processamento.

Últimas notícias