Teatro e Dança

Evento reúne espetáculo baseados na obra de Hermilo Borba Filho

Semana Hermilo começa nesta terça-feira (5) e segue até domingo (9), com montagens de teatro e dança

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 05/07/2016 às 5:40
Divulgação
Semana Hermilo começa nesta terça-feira (5) e segue até domingo (9), com montagens de teatro e dança - FOTO: Divulgação
Leitura:

Espetáculos de teatro e dança com base na cultura popular nordestina compõem a programação da Semana Hermilo, que começa nesta terça (5) no Recife. A entrada é sempre gratuita. 

O evento ocupa o Teatro Hermilo Borba Filho até domingo (9) com a proposta de um mergulho na obra e na estética do dramaturgo, teatrólogo, diretor e escritor pernambucano que morreu há 40 anos. 

A abertura da encontro, hoje, às 19h30, é com a fala da secretária de Cultura do Recife, Leda Alves, viúva de Hermilo, seguida da apresentação do Núcleo de Formação de Rabequeiros de Pernambuco e do espetáculo de dança A Enchente. 

A montagem de dança tem base no conto homônimo do escritor, com direção da coreógrafa e bailarina Flávia Pinheiro. A Enchente foi criado com financiamento do projeto O Solo do Outro, para a dança – edital lançado no ano passado pela prefeitura do Recife. 

Amanhã, também a partir das 19h30, o público à apresentação do Cavalo-Marinho Estrela de Ouro, do Mestre Biu Alexandre. O folguedo popular típico da Zona da Mata de Pernambuco, criado por brincantes cortadores de cana-de-açúcar, foi base de pesquisa e estudo de Hermilo Borba Filho. O diretor replicou as manifestações culturais nordestinas em sua obras teatrais. 

Embora não tenha ligação direta com a criação do encenador homenageado, na quinta-feira a programação recebe o espetáculo Luiz Lua Gonzaga, do Grupo Magiluth. A montagem, entretanto, dialoga com a estética de teatro de rua, partindo de uma homenagem ao cantor e compositor Luiz Gonzaga

Dirigia por Pedro Vilela, a peça tem referências sebastianistas, e narra a espera dos sertanejos pela volta de um Rei que trará à cidade a chuva. Por meio de uma série de situações poéticas, são levantadas questões relacionadas à vida no nordeste, como a migração, a terra, a seca, os costumes e a musicalidade de seu povo.

A programação da Semana Hermilo encerra com o espetáculo A Gloriosa Vida e o Triste Fim de Zumba sem Dente, em cartaz de sexta a domingo. Baseada no texto O Traidor de Hermilo, a adaptação tem direção de Carlos Carvalho e direção musical de Juliano Holanda. 

 

Últimas notícias