CINEMA

Negros conquistam espaço no Oscar 2017

19 profissionais de cor, entre eles seis atores, ganharam indicação na premiação

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 26/02/2017 às 12:25
Diamond Films/Divulgação
19 profissionais de cor, entre eles seis atores, ganharam indicação na premiação - FOTO: Diamond Films/Divulgação
Leitura:

No primeiro ano em que Cheryl Boone Isaacs foi elevada à presidência da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, o Oscar foi um dos mais brancos de sua história, com os atores e técnicos de cinema negros completamente ignorados. Não foi por outro motivo que, no ano passado, a hashtag #OscarSoWhite propagou-se na internet como marca de protesto dos artistas negros, latinos e asiáticos.

CERIMÔNIA

Um ano depois, a situação mudou bastante, com um número recorde de artistas negros, nascidos ou não nos Estados Unidos, indicados ao Oscar 2017. Comparativamente, o número de artistas de cor indicados ainda é pequeno. Mas não há como não perceber que pelo menos um profissional de cinema negro foi indicado nas seis principais categorias do Oscar deste ano. A cerimônia acontece hoje no Dolby Theatre, em Hollywood, na Califórina. As transmissões de TV e Internet, inclusive nas redes sociais do Jornal Commercio, começam às 20h com o tapete vermelho

Os seis atores e atrizes indicados nas categoria de atuação atingiram um novo recorde. Eles superaram as indicações da Oscar 2005, quando quatro atores estiveram no Oscar daquele ano devido as indicações de Jamie Fox (dupla, em Colateral e Ray,) Don Cheadle (Hotel Ruanda), Sophie Okonedo (Hotel Ruanda) e Morgan Freeman (Menina de Ouro).

ATORES INDICADOS

Os atores negros indicados ao Oscar 2017 estão concentrados em três longas-metragens, que também concorrem na categoria de Melhor Filme. O mais badalado deles, depois que ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme (Drama), é o sensível Moonlight: Sob a Luz do Luar, indicado em oito categorias - entre elas as de Melhor Ator Coadjuvante (Mahershala Ali) e Melhor Atriz Coadjuvante (Naomie Harris).

Nesta categoria, Naomie também concorre com duas atrizes negras: Octavia Spencer, por Estrelas Além do Tempo (pela terceira vez indicada, outro recorde) e Viola Davis, por Um Limite entre Nós. Neste filme, Denzel Washington, que o dirigiu, concorre como Melhor Ator. O sexto nome é da atriz anglo-etíope Ruth Negga, indicada por Loving.

Além dos atores, há 19 profissionais negros concorrendo ao Oscar, como o diretor Barry Jenkins (Moonlight) e o roteirista August Wilson (Um Limite entre Nós), entre outros.

Últimas notícias