OSCAR 2018

Conheça as indicadas e vote na enquete de Melhor Atriz do Oscar 2018

Veterana Meryl Streep concorre pela 21ª vez, mas categoria traz atrizes que concorrem pela primeira vez, como a australiana Margot Robbie

Ernesto Barros
Cadastrado por
Ernesto Barros
Publicado em 28/02/2018 às 23:50
Universal Pictures/Distribuição
Veterana Meryl Streep concorre pela 21ª vez, mas categoria traz atrizes que concorrem pela primeira vez, como a australiana Margot Robbie - FOTO: Universal Pictures/Distribuição
Leitura:

Experiência e juventude. Este binônio marca a carreira das cinco candidatas ao Oscar de Melhor Atriz deste ano. A principal, sem dúvida, é aquela considerada a maior atriz viva: Meryl Streep, que, prestes a completar 69 anos, já ganhou três Oscars (Kramer vs.Kramer, A Escolha de Sofia e A Dama de Ferro) e chega à 21ª indicação (incluindo também a categoria de Melhor Atriz Coadjuvante).

Meryl Streep está tão presente na festa do Oscar que é motivo de gracinhas. Embora não seja a favorita neste ano, a personagem que ela faz em The Post - A Guerra Secreta, de Steven Spielberg, é uma das mais interesssantes de sua carreira. Mesmo que não esteja no centro da trama do filme, que trata da guerra entre a imprensa livre e a imposição do governo dos Estados unidos no caso dos Pentagon Papers, sua personagem tomas decisões importantes.

Vista como uma figura decorativa, Kay Graham (a dona do jornal The Washington Post na época) assumiu o posto, que foi do pai e do marido, enfrentando uma lugar que nunca havia sido de uma mulher. Paralelamente, Steven Spielberg conta essas duas lutas durante o longa-metragem. E Meryl, com simplicidade e muita força, faz um ótimo trabalho.

Também já dententora de um Oscar de Melhor Atriz por Fargo - Uma Comédia de Erros, em 1996, Frances McDormand tem outra chance para levar para casa sua segunda estatueta. Com uma máscara de dor quase mortuária, Frances faz uma mãe que teve a filha ser estuprada e queimada, sem que a polícia tenha pego os culpados, no mais do que pesado Três Anúncios para um Crime, do inglês Martin McDonagh.

Sem dúvida, ela é uma das favoritas, ao lado da inglesa Sally Hawkins, em sua segunda indicação, como uma faxineira muda que se apaixona por uma criatura marinha em A Forma da Água, do mexicano Guillermo del Toro. Com personagens dialmetralmente opostos em todos os sentidos, especialmente o sentimental, Frances e Sally se entregam com profundidade as suas personagens.

Apesar de jovem, a nova-iorquina Saoirse Ronan já uma veterana com três indicações, senda esta por Lady Bird - É Hora de Voar a segunda na categora de Melhor Atriz. Ela foi indicada pela primeira em 2007 por Desejo e Reparação, aos 13 anos, na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante. Agora, aos 24, ela interpreta uma adolescente de 17 anos, Lady Bird, que deseja sair da pequena Sacramento, na Califórnia, para ir morar na intelectualizada Nova York. O embate principal dela é com a mãe, vivida por Laurie Metcalf, que que acredita que a filha sonha alto demais.

Já a australiana Margot Robbie ganha sua primeira indicaçação de Melhor Atriz no biográfico Eu, Tonya, em que inteRpreta uma patinadora de gelo olímpica, de origem pobre, que ficou famosa pelas confusões com o marido e uma tentativa de prejudicar uma patinadora rival. Margot desde apareceu em O Lobo de Wall Street, em 2013, que vem numa carreira ascendente. Em Eu, Tonya, é visível o seu esforço - inclusive o físico, claro - em criar uma personagem que, embora nada simpática, é multifacetada. A disputa será boa, neste domingo (4/3), durante a cerimônica de entrega do Oscar 2018.

ENQUETE

Últimas notícias