Pedro Cardoso deixa Sem Censura após fala sobre grevistas e racismo

Ator e escritor disse que não responderia a nenhuma pergunta após saber que a empresa está em greve e de declarações do presidente da EBC, Laerte Rimoli

TV BRASIL/REPRODUÇÃO
Ator e escritor disse que não responderia a nenhuma pergunta após saber que a empresa está em greve e de declarações do presidente da EBC, Laerte Rimoli - FOTO: TV BRASIL/REPRODUÇÃO

O ator e escritor Pedro Cardoso deixou o palco do programa Sem Censura (TV Brasil) na tarde desta quinta-feira (23/11), em apoio aos grevistas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e após uma fala sobre racismo. Sem citar nomes, Pedro Cardoso se referiu a comentários feitos pelo presidente da EBC após declarações de uma colega de trabalho.

Pedro Cardoso começou e terminou sua fala pedindo desculpas à apresentadora e aos demais entrevistados do programa. "Eu não vou responder a nenhuma pergunta porque quando eu cheguei aqui, hoje, eu encontrei uma empresa em greve e eu não participo de programas em empresas que estão em greve", explicou.

O ator disse que não caberia a ele julgar a paralisação em si, pois não estava a par da negociação, e nem emitir opinião sobre quem estava em greve ou trabalhando. "Cabe a mim o maior respeito a todos vocês, aos que estão parados e aos que estão trabalhando. Mas eu, diante deste governo que está governando o Brasil, tenho muita convicção de que as pessoas que estão fazendo essa greve estão cobertas de razão. Então não vou falar do assunto pelo qual vim aqui e nenhum outro", continuou Pedro Cardoso, que está lançando o primeiro romance dele, O Livro dos Títulos.

Antes da apresentadora do Sem Censura retomar a palavra, Pedro Cardoso continuou: "O que soube também quando cheguei aqui é que o presidente desta empresa, que é uma empresa que pertence ao povo brasileiro, fez comentários extremamente inapropriados a respeito do que teria dito uma colega minha onde a presença do sangue africano é visível na pele. Porque o sangue africano está presente em todos nós, em alguns de nós ele está presente também na pele, mas em todos nos ele está. Então, se nessa empresa, que é casa do povo brasileiro, tem na presidência uma pessoa que fala contra isso, eu não posso falar do assunto aqui".

Segundo a Folha de São Paulo, o presidente da EBC, Laerte Rimoli, fez publicações irônicas relacionadas declarações feitas pela atriz Taís Araújo durante uma palestra proferida por ela durante o TEDxSãoPaulo. No domingo (19/11), o jornalista compartilhou, por exemplo, uma imagem de um homem com a legenda: "Passageiro pula de avião ao constatar que Tais Araujo estava a bordo". Na quarta-feira (22/11), Rimoli excluiu as imagens e publicou um texto: "Peço desculpas à atriz Taís Araújo e sua família por ter compartilhado um post inadequado em minha timeline".

Nota da EBC

No site oficial da Empresa Brasileira de Comunicação foi publicada uma nota sobre o caso, com o título "EBC responde ao ator Pedro Cardoso com defesa da liberdade de expressão". Confira o texto na íntegra:

O ator Pedro Cardoso expressou-se livremente no programa Sem Censura nesta tarde. Esta postura da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) é o resultado da diretriz jornalística e profissional implementada pela atual direção.

Nossa programação é a prova viva - e ao vivo - de que esta empresa de comunicação pública é plural, é democrática, acolhe a diversidade de opinião e respeita a lei, inclusive o direito de greve.

Últimas notícias