Graça Araújo: Presença marcante no cenário político

Jornalista e apresentadora colaborou ativamente no processo eleitoral de Pernambuco

Foto: TV Jornal/Reprodução
Jornalista e apresentadora colaborou ativamente no processo eleitoral de Pernambuco - FOTO: Foto: TV Jornal/Reprodução

O trabalho de Graça Araújo no jornalismo também é reconhecido pela presença marcante nos debates políticos eleitorais na TV Jornal como mediadora. Seu empenho foi determinante nas eleições para prefeito do Recife e governador de Pernambuco desde a redemocratização em 1986.

João Paulo (PT), que já foi prefeito do Recife, destacou o trabalho de Graça. “Minha relação com ela é marcante não apenas nos debates eleitorais. Eu a conhecia na época desde a época em que voltou à Pernambuco. Ela cobria algumas greves trabalhistas na época que eu estava a frente do Sindicato dos Metalúrgicos e sempre me chamava a atenção a abordagem e o conteúdo que ela trazia nessas ocasiões. A maior característica dela era o profissionalismo e a preocupação com as causas do povo. Nós viemos de famílias humildes, e ela sempre dava um suporte a mais para o público, além da isenção. A segurança que eu tinha nos debates era de que ela sempre faria um trabalho justo”, comentou o político.

Ex-prefeito do Recife e ex-Governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos (MDB) também reconheceu a contribuição da jornalista e apresentadora da TV Jornal no processo democrático do Estado. “Graça sempre exerceu seu papel de jornalista e comunicadora de forma muito assertiva, perspicaz e sempre com o olhar voltado para a população, sobretudo para os mais necessitados. E esse olhar, essa sua forma de atuação, ela conseguia levar para os debates políticos e as entrevistas que conduzia. Sem dúvida alguma a combatividade dela em favor dos que mais precisam contaminava e nos incentivava como homens públicos, gestores do executivo ou parlamentares, a fazer o mesmo. Ao mesmo tempo em que nos debates políticos ela nos provocava e nos questionava, ela também nos mostrava caminhos e direções”, ressalta.

A intenção de descomplicar as eleições para o grande público também foi destacado por Mendonça Filho (DEM), que já concorreu ao cargo de Governador: “Graça Araújo era extremamente profissional, competente e íntegra. Ela sabia tirar o melhor conteúdo possível do entrevistado para servir ao interesse da população, que era o seu verdadeiro foco. Era sempre muito alegre, descontraída nos bastidores, deixando o entrevistado à vontade, mas era a sua postura profissional diante das câmeras que despertava a admiração de todos”.

PROFISSIONALISMO

Humberto Costa (PT), que também já pleiteou o cargo principal do Campo das Princesas, endossou o profissionalismo da jornalista no período eleitoral. “Eu sempre a achei uma excelente jornalista. Desde o grau de conhecimento, as informações que ela sempre tinha em grande volume, até a visão atualizada das coisas. Nas minhas experiências, sempre a vi como uma mediadora competente e imparcial, me passando tranquilidade. Foram vários os momentos de entrevistas e debates que participei e percebia o quanto ela era competente no seu ofício”, afirmou.

Nas Eleições 2018 do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, além de concluir a sabatina com os candidatos a Governador dentro do TV Jornal Meio-Dia na última quinta-feira, Graça Araújo se preparava para mediar mais um debate entre eles, que está marcado para o próximo dia 26 de setembro.

Últimas notícias