VIDA REAL

História dos cães da Avenida Norte vira livro

Há quase dois anos, mais de 100 animais foram abandonados numa casa do Recife; caso foi registrado em páginas de livro pelo protetor Júnior Viana

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 19/12/2016 às 13:50
Foto: André Nery/JC Imagem
Há quase dois anos, mais de 100 animais foram abandonados numa casa do Recife; caso foi registrado em páginas de livro pelo protetor Júnior Viana - FOTO: Foto: André Nery/JC Imagem
Leitura:

Em março de 2015, o caso dos 100 cães abandonados numa casa da Avenida Norte, no Recife, comoveu a cidade. Recolhidos da rua pela então inquilina do imóvel, os animais foram deixados para trás quando a mulher sofreu uma ordem de despejo.

Os bichinhos, a princípio, ficaram sob cuidados do proprietário do espaço e do projeto Mascotes de Rua, foram vacinados, vermifugados e colocados à disposição para serem adotados. Quase dois anos depois, o administrador Júnior Viana, responsável pelo projeto Mascote de Rua, conta os permenores do caso no livro Os Mascotes da Avenida Norte - Uma História Real. O lançamento acontece hoje, às 18h30, no Café São Braz do Clube Internacional do Recife, bairro da Madalena.

OS Mascotes da Avenida Norte - Júnior Viana from Fabio Case on Vimeo.

TEXTO DA PRIMEIRA ORELHA

"Uma casa suburbana, na Zona Norte do Recife, à beira de uma das mais importantes vias da de Pernambuco, a Avenida Norte. Lá dentro mais de cem cães abandonados e em estado deplorável de condições de sobrevivência, vítimas de uma mulher (psicopatia?) que os acumulou durante o tempo em que lá morou, deixando-os para trás quando foi despejada, mediante ordem judicial. O imóvel já assusta com sua fachada: muros absurdamente altos e portões em latão, impedindo totalmente a visualização interna da casa. Lá dentro um cenário sombrio e macabro! Mais de uma centena de animais em total abandono e sofrimento: “cenário de guerra!” – Definido assim por veterinários. O Ativista Júnior Viana recebeu a denúncia, mergulhou no caso, juntou ONG’s e colaboradores, além de entrar na justiça contra a omissão dos órgãos públicos. Foram cerca de cem dias de muita luta (talvez de guerra) para salvar aquelas criaturas inocentes, vítimas da insanidade humana (somos mesmo racionais?) e uma grande repercussão do fato na mídia local e até nacional. O autor registrou tudo em fotos, guardando em sua mente cada detalhe de tudo que aconteceu nesta ‘Missão’. E resolve contar tudo neste livro, uma obra única, singular e bem pessoal. Um relato de quem viu em mais de três meses o que jamais imaginaria viver em mais de dez anos de Ativismo pelos Animais. ‘Os Mascotes da Avenida Norte’, uma história real e, talvez, inacreditável..."

Últimas notícias