Política pública

Ministério da Cultura pretende patrocinar ida de Chico Buarque a Cuba

Se o convite vier de fato do país, tudo dependerá só do 'sim' do artista, disse o Ministro Roberto Freire

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 09/02/2017 às 13:45
Fotos: Rádio Jornal/Reprodução e Divulgação
Se o convite vier de fato do país, tudo dependerá só do 'sim' do artista, disse o Ministro Roberto Freire - FOTO: Fotos: Rádio Jornal/Reprodução e Divulgação
Leitura:

O ministro da Cultura, Roberto Freire, anunciou no Recife que o cantor, compositor e escritor Chico Buarque de Holanda pode contar com o apoio do governo federal  para receber o Prêmio Casa das Américas em Cuba.

Freire esteve no final da manhã desta quinta-feira (9) no Debate da Super Manhã, com Geraldo Freire, na Rádio Jornal. O político pernambucano, que veio acompanhar no Recife as celebrações do Dia do Frevo. Segundo o ministro, durante a idade Chico Buarque à Cuba, o artista deverá compartilhar seus conhecimentos em uma feira do livro daquele país.

"Tivemos a presença do nosso Diretor do Livro em Havana, Cristian Brainer, para receber um prêmio da Casa das Américas, sobre um livro que ele escreveu. E essa Casa das Américas tem um programa anual em que chamam um escritor para passar cinco dias em oficinas, discutindo no país sobre sua obra, e estavam pensando se o Brasil poderia levar Chico Buarque. E claro que, da nossa parte, será um imenso prazer que o Ministério patrocinará. Depende apenas da disponibilidade, talvez do tempo, ou qualquer coisa, que Chico possa responder a isso", explicou o Ministro à reportagem do Jornal do Commercio.

Roberto Freire espera que Chico Buarque aceite o convite de Cuba, caso venha a ocorrer de fato: "Não sou eu quem vou fazer. O convite vem de Cuba, e apenas perguntaram se o Ministério concordaria. Caso ele deseje, o Ministério vai patrociná-lo", reforçou o Ministro.

INCENTIVO À LEITURA

Durante o debate na Rádio Jornal, o Ministro da Cultura reforçou que pretende fazer mais feiras do livro em municípios mais longíquos. E para isso, Roberto disse que gostaria de incentivar os professores e alunos da rede pública a participar desses eventos, cedendo descontos para que eles possam adquirir exemplares. "O Brasil precisa ler mais", disse o Ministro na entrevista.

REVOLUÇÃO PERNAMBUCANA

Roberto Freire também falou na entrevista que a Biblioteca Nacional vai realizar uma grande exposição sobre os 200 anos da Revolução de 1817 em Pernambuco, com curadoria do historiador pernambucano Evaldo Cabral de Melo, da Academia Brasileira de Letras.

O Ministro também abordou sobre a revitalização do Memorial Parque dos Guararapes, localizado em Jaboatão, onde pretende fazer investimentos em articulação com o Governo do Estado e o Exército, com sustentabilidade.

Últimas notícias