Nobel

Kazuo Ishiguro ganha o Prêmio Nobel de Literatura 2017

Escritor nipo-britânico é autor de Vestígios do Dia, adaptado para o cinema

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 05/10/2017 às 8:07
Divulgação
Escritor nipo-britânico é autor de Vestígios do Dia, adaptado para o cinema - FOTO: Divulgação
Leitura:

Prêmio Nobel de Literatura de 2017 sai para o nipo-britânico Kazuo Ishiguro, 62 anos.  O anúncio foi feito pela Academia Sueca nesta quinta, às 8h (horário de brasília).

Nascido em Nagasaki em 1954, mudou-se para a Inglaterra aos cinco anos. É autor de sete livros romantes, três livros de contos e dois roteiros para o cinema, entre eles Resíduos do dia, vencedor do Booker Prize, e Não me abandone jamais, ambos com aclamadas adaptações para o cinema.

O comitê do Nobel destacou que Ishiguro retrata em seus livros temas como "memória, passagem do tempo e desilusão pessoal".

A secretária permanente da Academia Sueca, Sara Danius, disse, após o anúncio, que Ishiguro "desenvolveu um universo estético muito próprio". "Se você misturar Jane Austen e Franz Kafka, e adicionar um pouco de Marcel Proust, e aí misturar, mas não muito, pode-se ter uma ideia do trabalho de Ishiguro."

No Brasil, suas obras são publicadas traduzidas pela Companhia das Letras.

Seu livro Vestígios do Dia foi levado às telas por James Ivory, com Anthony Hopkins no papel principal do mordomo dedicado. No elenco estão ainda Hugh Grant, Emma Thompson e Christopher Reeves.

Também foram adaptadas para o cinema Não Me Abandone Jamais. Ishiguro também escreveu os roteiros de A Condessa Branca e The Saddest Music in the World.

No ano passado, o Prêmio Nobel de Literatura saiu para o poeta, compositor e cantor americano Bob Dylan, que manteve um longo silêncio antes de agradecer a láurea sueca. Dylan só entregou seu discurso de aceitação do prêmio em abril deste ano.

OBRAS PUBLICADAS

ROMANCES

1982 Uma pálida visão dos montes  (A Pale View of Hills)
1986 Um artista do mundo flutuante  (An Artist of the Floating World)
1989 Os vestígios do dia  (The Remains of the Day)
1995 O Inconsolável ( (The Unconsoled)
2000 Quando Éramos Órfãos 
2005 Não me abandone jamais  (Never Let Me Go)
2015 O Gigante Enterrado (The Buried giant)

Contos
1981 A Strange and Sometimes Sadness, Waiting for J e Getting Poisoned - 3 contos publicados em Introduction 7: Stories by New Writers da editora Faber anda Faber
1982 Uma ceia em Família (A Family Supper)
2009 Nocturnes: Five Stories of Music and Nightfall

Roteirospara Cinema 
2003 A Canção mais triste do Mundo (The saddest music in the world)
2005 A Condessa Russa (The White Countess)

Últimas notícias