ESCRITOR

Doodle do Google homenageia o colombiano Gabriel García Márquez

O autor de 'Cem Anos de Solidão' completaria 91 anos nesta terça-feira (6)

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 06/03/2018 às 18:41
Foto: Reprodução/Google
O autor de 'Cem Anos de Solidão' completaria 91 anos nesta terça-feira (6) - FOTO: Foto: Reprodução/Google
Leitura:

Nesta terça-feira (6), dia em que completaria 91 anos, o escritor e jornalista colombiano Gabriel García Márquez foi homenageado com um Doodle do Google. A ilustração colorida que ocupa a página inicial do buscador foi feita pelo artista Matthew Cruickshank e tem como inspiração a fictícia cidade de Macondo, onde se passa o romance 'Cem Anos de Solidão'.

García Márquez morreu em 2014, aos 87 anos, no México. O Nobel da Literatura deixou Macondo e o mundo órfãos em um dia 17 de abril, por conta de uma pneumonia. Além de Cem Anos de Solidão, Gabo, como era conhecido, escreveu obras como O Amor no Tempo do Cólera e Ninguém Escreve ao Coronel.

Cem Anos de Solidão

A dinastia dos Buendía, o enxame de borboletas amarelas, o dia em que se conheceu o gelo, os quase cinco anos de chuva. De certa forma, os elementos do romance Cem Anos de Solidão são parte constante do imaginário literário – e se estenderam para muito além dele, na forma como o mundo via o nosso continente – da América Latina. Quando foi lançado na Argentina, Cem Anos de Solidão foi um rápido fenômeno editorial, que fez Gabo chegar anônimo ao país e sair reconhecido por pessoas na rua. A obra completou 50 anos em 2017.

Arquivos de García Márquez acessíveis gratuitamente

A Universidade do Texas colocou na Internet cerca de 27.500 documentos com arquivos do escritor colombiano, incluindo manuscritos, cadernos, cartas e fotos, que a partir de agora estarão disponíveis para o público geral. O centro de documentação literária da Universidade do Texas, Harry Ransom Center, adquiriu por 2,2 milhões de dólares o fundo de arquivos em novembro de 2014, poucos meses após o falecimento do vencedor do prêmio Nobel na Cidade do México em 17 de abril.

Últimas notícias