Lançamento

Quadrinhos publicados no site Sombras do Recife ganham versão impressa

A quadrinista pernambucana Roberta Cirne lançará oficialmente a revista 'Sombras do Recife', seu primeiro trabalho autoral, em maio, na Bienal Geek

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 11/04/2018 às 11:42
Foto: Divulgação
A quadrinista pernambucana Roberta Cirne lançará oficialmente a revista 'Sombras do Recife', seu primeiro trabalho autoral, em maio, na Bienal Geek - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Há um ano, Roberta Cirne publica no site Sombras do Recife – desenvolvido por ela do zero – os quadrinhos de assombração e terror que envolvem os mitos e lendas da cidade do Recife. Agora, a pesquisadora, roteirista e desenhista, uma das poucas mulheres atuantes no cenário pernambucano de HQs, lança, pela primeira vez, suas histórias no papel. A revista Sombras do Recife, que obteve apoio da Prefeitura do Recife, já está impressa e será lançada oficialmente na Bienal Geek, que acontece nos dias 26 e 27 de maio, no Centro de Convenções, em Olinda.

Toda em cores, a revista contará com 45 páginas, divididas entre duas histórias completas, artes adicionais inéditas, fichas dos personagens, curiosidades e mais. A primeira história se chama Boca de Ouro, inspirada na lenda homônima, uma espécie de morto-vivo que vagueia pelas ruas vazias do Recife, aterrorizando os boêmios que resistem a adormecer, com seus dentes de ouro e sorriso apodrecido. “Usei o Boca de Ouro como um condutor de bonde de burro no Recife de 1913 e aproveitei para mostrar as reformas que a cidade passou entre 1911 e 1913, como a demolição do porto, além da vida noturna nos cafés do entorno da Praça do Diário”, conta Roberta.

A segunda narrativa que compõe a publicação foi intitulada como A Presença Dela. É história de um crime que se passa nos anos 1860 e depois de 150 anos afeta, de forma sobrenatural, a vida de uma mulher chamada Lorena. Esse enredo, inclusive, servirá de base para o livro Sombras do Recife, que deve ser lançado ainda neste ano. Ainda segundo Roberta, um novo volume da revista já está em fase de produção e também deve ser publicado com histórias completas. “Apesar de serem fechadas, essas histórias serão interligadas no universo em expansão do site e também neste livro que virá”, explica.

Campanha no Catarse

Para viabilizar as suas próximas produções e as tiragens seguintes da revista (foram impressos mil exemplares), Roberta lançou uma campanha de financiamento coletivo no Catarse, válida até 8 de junho. Diferentemente da maioria dos projetos incluídos na plataforma, a quadrinista não estipulou uma meta a ser alcançada, definindo um valor simbólico de R$ 35. Isso porque o projeto já foi finalizado, então não há riscos em relação ao investimento. A depender do incentivo, entretanto, haverá diversos tipos de recompensas, desde pôsteres à produção de uma HQ sob encomenda, passando por artes exclusivas e páginas originais dos quadrinhos.

Todos os apoiadores receberão a revista em casa dentro do prazo de encerramento da campanha, mas podem optar por adquiri-la em mãos na Bienal Geek ou no Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ), em Belo Horizonte (de 30 de maio a 3 de junho), onde a Roberta estará participando do beco dos artistas. Nas duas ocasiões, ela entregará a publicação, seu primeiro trabalho autoral, autografada e com sketch. “É o sonho de uma vida virando realidade”, declara a pernambucana.

Últimas notícias