CARREIRA

HBO apresenta série documental sobre vida e obra de Gal Costa

Programa terá depoimentos de ícones da MPB para contar a história da diva baiana

da Estadão Conteúdo Isabel Ribeiro
Cadastrado por
da Estadão Conteúdo
Isabel Ribeiro
Publicado em 07/06/2017 às 10:16
Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Programa terá depoimentos de ícones da MPB para contar a história da diva baiana - FOTO: Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Leitura:

O Nome Dela É Gal batiza a série documental sobre a cantora Gal Costa, com estreia marcada para 11 de junho, às 22 horas, no canal HBO. Apropriadamente, o título da atração, que tem quatro capítulos semanais, com uma hora de duração, lembra o da música composta por Roberto e Erasmo Carlos no final dos anos 1960, em homenagem à diva baiana. O programa vai contar a história da artista que teve início tímido, cantando nas ruas de Salvador, e se transformou na "maior cantora do Brasil", segundo definição de João Gilberto.

Produzida pela Popcon, a série televisiva traz depoimentos de ícones da MPB (e velhos amigos de Gal). Caso de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Tom Zé. E recorre a entrevistas e imagens de época para documentar tão extensa e transgressora carreira.

Até mesmo quem há tempos acompanha tudo sobre a intérprete de 'Baby' e 'Vapor Barato' poderá se surpreender com o material que será levado ao ar. "Creio que, pela primeira vez, ela se deixa retratar numa camada mais profunda em relação à sua biografia, à sua carreira e até à sua vida pessoal", avalia Dandara Ferreira, diretora do documentário.

Sobre a novidade do canal a cabo, Maria Ângela de Jesus, vice-presidente de Produções Originais da HBO Latin America, empresa coprodutora do programa, acrescenta que, mesmo a obra de Gal sendo bastante rica, havia poucos registros sobre sua vida. "Diante da grandeza da carreira dela, vimos que uma série de quatro episódios resultaria muito bem", considera a executiva.

A nova atração vem ao encontro da linha de projetos musicais com grandes nomes nacionais, que sempre fez parte do portfólio da emissora no Brasil. Tanto que Milton Nascimento será o próximo nome a ser reverenciado, em produção com o mesmo formato da versão sobre Gal.

QUATRO FASES

O primeiro episódio do documentário chama-se 'De Maria da Graça a Gal'. Fala da amizade entre a menina Maria da Graça Costa Penna Burgos e as irmãs Dedé e Sandra Gadelha, que mais tarde viriam a ser as esposas de Caetano e Gil, respectivamente. E apresenta como se formou na capital baiana a turma que definiria o seu futuro artístico.

No episódio seguinte, 'Dos Festivais às Dunas de Gal', a cantora já faz parte do movimento tropicalista. Posteriormente, com os amigos Gil e Caetano vivendo no exílio, ela amplia parcerias musicais com nomes como Waly Salomão (1943 - 2003), Jards Macalé e Luiz Melodia.

O episódio três, 'Da Contracultura ao Pop', aborda o reencontro da turma de Salvador para criar os 'Doces Bárbaros'. No momento seguinte, Gal direciona sua voz cristalina e seus agudos para o pop, alcançando um público infinitamente maior.

Por fim, o quarto e último episódio, 'Do Futuro ao Presente', explora momentos mais recentes da cantora, como nos bastidores do show 'Estratosférica', de 2015, com o qual ela comemora seus 50 anos de carreira. O episódio final mostra também a relação entre Gal e seu filho Gabriel, coisa rara para quem sempre foi reservada no quesito família.

Últimas notícias